Como aprender a definição e noções básicas de fundos fiduciários?
Dr. Emanuel Gustavo Zaragoça F
• 3 min de leitura
Um fundo fiduciário pode ser uma propriedade ou um fundo que detém ativos ou dinheiro em nome de um grupo ou de um indivíduo. Os fundos fiduciários tornaram-se sofisticados e agora são regidos por várias regras e leis relacionadas à sua administração.
O que pode ser armazenado em confiança? Todos os tipos de bens podem ser detidos sob custódia - aposentadoria, propriedade, ações e muitos outros. Há ocasiões em que os fundos são administrados por entidades empresariais em nome de afiliadas. Às vezes, os fundos são administrados pela comunidade, governos ou mantidos dentro de famílias para sustentar as necessidades dos entes queridos após a morte do titular do ativo principal. Os fundos fiduciários também podem ser mantidos para facilitar o empreendimento por um grupo de pessoas interessadas - por exemplo, os depositantes de propriedades podem doar para um fideicomisso. Essas entidades ou pessoas não precisam se conhecer para pertencer a um fundo fiduciário. O fundo mantém seus ativos ou dinheiro e distribui os ganhos de acordo com as disposições do fundo. Para citar outro exemplo, pode ser uma instituição de caridade, que estabelece um fundo parafins de alívio de desastres onde membros do público poderiam contribuir. A instituição de caridade e o órgão dirigente do fundo decidem então como dar os fundos ao beneficiário para quem os fundos foram coletados.
Conotações fiscais. Os ganhos recebidos de um fundo fiduciário são tributáveis porque contribuem para a renda anual do destinatário. Na maioria das vezes, um benefício fiscal já foi concedido ao detentor do ativo, ou a estrutura do fundo pode já ter concedido um benefício fiscal na forma de imposto sobre ganhos de capital. Se for esse o caso, o beneficiário do fundo fiduciário não pensaria em vender o imóvel por causa da carga tributária. Como alternativa, o ativo herdado pode ser herdado posteriormente na linhagem.
Obtenha orientação financeira. Um contador, um corretor de investimentos e um planejador financeiro podem fornecer orientações sobre como melhorar sua condição financeira como beneficiário de um fundo fiduciário. Quando você decide comprar outro imóvel, esses consultores financeiros são as melhores pessoas para lhe dizer como fazer a transação e quando você não pode ser onerado por impostos.
Quem estabelece o fundo fiduciário? Os fundos fiduciários são acordos que permitem a uma pessoa estabelecer assistência sustentada a outra pessoa ou entidade. Os pais geralmente criam um fundo fiduciário para conceder algum grau de liberdade monetária para seus entes queridos, com o fideicomisso fornecendo provisões para atender às necessidades básicas após a morte dos pais. Um fundo fiduciário também pode ser criado para beneficiar uma organização de ajuda ou outras organizações sem fins lucrativos.
É benéfico para todos nós sabermos os princípios básicos de um fundo fiduciário. A maioria das pessoas não entende seu verdadeiro significado, mesmo que o termo possa ser lido em livros, feito palestras em uma classe de faculdade e ouvido de amigos que são beneficiários. Também é importante notar que um fundo fiduciário não é exclusivamente para dinheiro, mas também pode incluir outros recursos, como títulos, ações, propriedades e outros tipos de ferramentas financeiras.