A descoberta de um caso em seu casamento pode lhe trazer muita dor. Você sentirá várias emoções ao mesmo tempo - culpa, vergonha, raiva, medo e descrença enquanto sua mente processa a verdade.
Os contratempos mais difíceis
Um caso no casamento é um dos contratempos mais difíceis de superar. Você se sente desamparado e impotente e não sabe a quem recorrer. Várias perguntas passam pela sua cabeça e nenhuma solução imediata está à vista.
Ao se deparar com essa experiência angustiante, é bom saber que existem etapas que você pode tomar para superar a tristeza de ter um caso amoroso em seu casamento. Dê um passo de cada vez, dando a você e a seu cônjuge tempo para se curar e aceitar o que aconteceu.
Quando você descobrir o caso, busque o apoio de pessoas em quem você confia completamente. Pode ser seu parente mais próximo, seus amigos mais próximos, um pastor, um padre ou um conselheiro. Fale com eles - sobre o caso, o que você sentiu quando descobriu o caso, o que está sentindo agora. Obtenha apoio moral de seus entes queridos e amigos próximos e obtenha apoio objetivo de outras pessoas que podem ajudá-lo a avaliar o problema, colocá-lo em perspectiva e fornecer-lhe conselhos construtivos. Não ajudará se você confiar em pessoas que provavelmente tomarão partido, pois isso só agravará o problema.
Como a ferida emocional ainda está muito recente, é melhor que vocês dêem espaço um ao outro. Você pode ficar afastado por enquanto, o suficiente para acalmar seus nervos e equilibrar seu estado emocional. Falar de imediato só vai resultar em uma disputa de gíria e vocês vão acabar se machucando ainda mais. Palavras que saem de seus lábios não podem ser retiradas.
Fale sobre o caso quando estiver emocionalmente pronto. Você precisa estar calmo e pronto para ouvir antes que você e seu cônjuge possam começar a discutir o problema. Vá devagar. Comece com uma discussão sobre como aconteceu, há quanto tempo, há outras pessoas que sabem sobre o caso e outras questões gerais. Você pode se aprofundar nele à medida que se torna mais forte e capaz de discutir tudo objetivamente.
Assim que você estiver pronto para falar sem ficar muito emocionado, converse abertamente com seu cônjuge. Deixe a outra pessoa que o quanto o caso te magoou, a convulsão emocional que você passou sem ser acusador. Identifique os problemas que seu parceiro tem com você, seu relacionamento, outras pessoas e outros problemas subjacentes que levaram ao caso. Você também precisa conversar sobre o que precisa ser feito para evitar que isso se repita. Restaure a confiança um no outro e assuma o compromisso de trabalhar juntos para curar um ao outro e esquecer todo o caso.
Para se recuperar totalmente da provação emocional, aprenda a perdoar. Pode ser a coisa mais difícil para você fazer, mas é um grande passo para a cura. Pode levar algum tempo, mas tenha a firme determinação de perdoar. Mas não o use como uma arma que você possa pendurar na frente de seu cônjuge sempre que surgir um problema.
Você pode superar um caso no casamento com uma atitude certa e positiva para enfrentar o problema de forma objetiva. Decidam comprometer-se com seu cônjuge, apesar dos problemas, e trabalhem juntos para permanecerem casados.