Como mostrar a um adolescente o quanto você se importa?

Diga a ela que você está aberto para qualquer tipo de discussão
Diga a ela que você está aberto para qualquer tipo de discussão, desde o mundano ao íntimo e pessoal.

Lidar com um adolescente é como andar em uma corda bamba - dê um passo em falso e você cairá. Isso porque esta fase juvenil na vida de uma pessoa é tão delicada e repleta de tantas mudanças acontecendo e pressões competindo por atenção ao mesmo tempo. Como pai amoroso ou pessoa influente na vida de um adolescente, pode parecer impossível ter paciência para compreendê-lo o tempo todo. No entanto, mostrar o quanto você se importa acabará sendo fácil e natural, se você trabalhar para isso sinceramente, um dia de cada vez. Aqui estão alguns objetivos básicos com os quais você deve começar.

  • Seja um pai atencioso e amigo dedicado. É importante ganhar sua confiança como amiga, incentivando a comunicação aberta. Diga a ela que você está aberto para qualquer tipo de discussão, desde o mundano ao íntimo e pessoal. Ouça com paciência, entenda o que ela está lhe dizendo e não interrompa enquanto ela fala. Dê conselhos quando ela pedir. Compartilhe com ela seus pensamentos e sentimentos também. Seja um modelo de pai ao mesmo tempo e não faça nada contrário aos valores que você está promovendo para ela.
  • Reserve um tempo de qualidade para seu filho adolescente. A maioria dos adolescentes fica mais próxima dos amigos e colegas do que dos pais porque passam mais tempo juntos dentro e fora da escola. É natural, então não pense nisso como ter que competir para dar o máximo de amor e carinho. Em vez disso, continue mostrando como seu filho adolescente é importante realizando atividades que permitam que vocês dois se unam e apenas fiquem juntos, como fazer compras ou comer fora nos fins de semana, assistir a um novo filme ou simplesmente sair em casa. De vez em quando, faça algo diferente, como entrar em um spa, experimentar um novo esporte ou jogo ou fazer uma viagem aleatória para fora da cidade. Mesmo que seja simples, ela vai gostar de você ter arranjado tempo para ela.
  • Esforce-se para ajudá-la a melhorar. Não critique duramente. Os adolescentes são sensíveis a críticas negativas. Faça-os entender que seu objetivo não é julgar e ser o bandido em suas vidas, mas ajudá-los a ser pessoas melhores e acabar com as coisas que só vão lhes causar mal. Você pode fazer isso reconhecendo seus pontos fortes e características positivas. Incentive-os a continuar assim. Escolha suas palavras com sabedoria antes de falar com eles sobre os pontos negativos e coisas que eles precisam enfocar e melhorar.
    Não importa o que aconteça
    Diga a ela que existem muitas possibilidades diante dela e que você terá orgulho dela, não importa o que aconteça.
  • Conheça seus amigos. Seu filho adolescente não apenas vai gostar, mas você também terá alívio quando souber com que tipo de amigos ela anda. Convide-os para ir à sua casa para alguns lanches, uma refeição caseira ou um pernoite. Tenha uma conversa educada e pergunte-lhes sobre suas famílias e interesses, mas saiba quando é para parar de bisbilhotar.
  • Dê a ela liberdade e independência suficientes para se encontrar. Os adolescentes são alérgicos a figuras de autoridade, especialmente aquelas que as impõem o tempo todo. Eles precisam de espaço para expressar seus próprios pensamentos, opiniões, sentimentos e até estilos pessoais. Incentive seu filho adolescente a encontrar sua própria voz e desenvolver sua própria personalidade, seja por meio dos estudos, da escrita, das artes, dos esportes e de qualquer outro tipo de empreendimento que ela queira seguir e colocar todas as suas ideias, energia e criatividade. Diga a ela que existem muitas possibilidades diante dela e que você terá orgulho dela, não importa o que aconteça.

Este é um momento na vida de uma adolescente em que ela está descobrindo sua própria identidade e começando a desenvolver uma mente própria. Ela precisa de alguém que lhe dê apoio e amor constantemente nesta fase de sua vida.

Artigos relacionados
  1. Como sobreviver como uma mãe solteira na economia de hoje?
  2. Como usar uma chupeta?
  3. Como contar uma história para dormir?
  4. Como tratar a depressão em um adolescente sem usar drogas?
  5. Como saber se um bebê é um gênio?
  6. Como proteger sua creche?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail