Parte de uma boa rotina na hora de dormir é contar uma história para dormir. Isso dá à criança algo pelo que ansiar à noite, ao mesmo tempo que a ajuda a relaxar após um dia longo e agitado. É um momento especial para pais e filhos se relacionarem, então contar uma história para dormir da maneira correta é essencial.
Veja como contar uma história para dormir.
Escolha um gráfico adequado à idade. A primeira coisa que você deve considerar ao contar uma história para dormir ao seu filho é que ela deve ser apropriada para a idade dele. Quanto mais jovem a criança, mais curta e menos complicada deve ser a história. Além disso, lembre-se de que algumas linhas da trama podem ser assustadoras demais para crianças muito pequenas. Por exemplo, o lobo mau que quer comer Chapeuzinho Vermelho pode ser motivo de preocupação para crianças menores de quatro anos. Escolha personagens amigáveis e descomplicados que não causem pesadelos ao seu filho.
Decida se deseja ler um livro ou fazer um por conta própria. Existem muitos livros infantis no mercado. Seu filho está fadado a ter um em particular de que goste. No entanto, não tenha medo de usar sua imaginação. Você pode até fazer com que seu filho participe do processo criativo, deixando-o escrever a história ou nomear os personagens.
Não torne isso complicado. Uma história para dormir deve deixar seu filho com uma sensação relaxada e feliz. Não coloque muitos conflitos ou dilemas. Quanto mais simples, melhor.
Não torne isso assustador. Escolha histórias que não sejam assustadoras. Esta é a razão pela qual você deve revisar o livro antes de lê-lo para seu filho. Se a história for muito assustadora para a criança, ela pode não querer dormir ou pode acabar chorando de preocupação pelos personagens da história.
Mantenha breve. Romances não são para leitura na hora de dormir quando se trata de crianças pequenas. A menos que você queira passar a noite inteira lendo em voz alta para seu filho, é melhor se limitar a histórias com não mais do que seis a doze páginas. Se você tem um filho pequeno, escolha livros com cores brilhantes e fontes grandes. Se houver uma longa história que seu filho deseja ler, divida o livro em um ou dois capítulos por noite.
Apresente variedade. Seu filho terá um livro favorito que desejará que você leia repetidamente. Vá em frente e agrade a ele, mas ofereça algumas novas seleções. Deixe que ele escolha livros da biblioteca que vocês possam ler juntos.
Que tenha um final feliz. Certifique-se de que a história termine com uma nota alta. Se os personagens morrerem ou não tiverem um final feliz, isso pode causar angústia em seu filho.
Crie vozes e mantenha-as animadas. Leia para seu filho em um tom claro, mas suave, para ajudá-lo a adormecer. Use vozes diferentes para os personagens e observe a inflexão e outras nuances da leitura para torná-la mais interessante.
Ritual de união altamente antecipado
Certifique-se de que seu filho esteja aninhado antes de começar a história. Faça disso uma rotina regular até que seu filho esteja pronto para ler sozinho. Uma história para dormir com certeza será um ritual de união divertido e muito esperado para você e seu filho.