É difícil deixar um relacionamento, especialmente quando o relacionamento em questão não é saudável. Existem muitos tipos de relacionamento, mas no final das contas o relacionamento é prejudicial quando você não está mais feliz com seu parceiro.
Pode haver razões aparentes para você ser infeliz em seu relacionamento, como abuso físico ou mental, ou um parceiro controlador ou ciumento. Seu relacionamento pode simplesmente não ser saudável porque você não está mais satisfeito com seu parceiro, mas continua no relacionamento para ficar sozinho.
Decisão mais fácil
Esteja confiante em sua decisão e saiba que é a coisa certa a fazer por vocês dois. Para ajudar a tornar sua decisão mais fácil, mantenha um diário ou faça uma lista dos fatores do seu relacionamento que não são saudáveis. Você verá claramente por que deve deixar o relacionamento.
Você precisará falar com seu parceiro para dizer a ele que está deixando o relacionamento e por quê. Embora seja uma coisa difícil e desconfortável de fazer, você deve contar ao seu parceiro pessoalmente. Romper por telefone ou pela Internet não é tão eficaz ou leva em consideração os próprios sentimentos.
Se seu parceiro tem um histórico de abuso, certifique-se de terminar com ele em um lugar público. Para maior segurança, telefone para um amigo ou membro da família com antecedência para que eles fiquem a par do que está acontecendo. Amigos ou familiares também podem se colocar à disposição para buscá-lo e levá-lo para casa.
Maneira natural
Ao sair de um relacionamento doentio, é importante que você diga ao seu parceiro por que está saindo de maneira direta. Não se emocione e não culpe a si mesmo ou ao seu parceiro por falhas no relacionamento. Seja firme e não dê espaço ao seu parceiro para se desculpar e tentar reconquistá-lo. Mostre ao seu parceiro que esta decisão é sua e que já foi feita.
Se você tem acordos de moradia com seu parceiro, tenha um plano em ação com antecedência. Tenha caixas disponíveis para embalar seus pertences, escolha quais itens você vai levar e tenha um lugar para ficar quando você sair.
Uma das partes mais difíceis de abandonar um relacionamento doentio é encerrá-lo completamente. Muitas vezes, ex-casais lutam para permanecer amigos, porque têm medo de se separar totalmente de suas vidas. No entanto, seu relacionamento não é saudável por um motivo e dar a seu parceiro a oportunidade de ficar em contato com você pode formar outros tipos de relacionamento prejudicial. Em vez disso, feche as linhas de comunicação, pelo menos por enquanto. Você sempre pode tentar uma amizade no futuro.