Como ajudar um membro da família a se recuperar de lesões automáticas?
Sr. Fernando Rocha Filho
• 3 min de leitura
As pessoas têm maneiras diferentes de lidar com os problemas. Existem pessoas que enfrentam seus problemas de frente. Alguns fogem enquanto outros dependem de outras pessoas para resolver os problemas por eles. Existem também outros que guardam os problemas para si. Eles tentam se esconder do problema negando que haja um problema. Eventualmente ela poderia levar a pessoas infligir dor física em si mesmos, a fim de esconder a partir do problema real.
Membro da família se sente fraco
Não é fácil ajudar as pessoas a se recuperarem da automutilação, pois elas tendem a guardar seus problemas para si mesmas. Se você tiver familiares que se machucam fisicamente, informe os outros membros de sua família sobre a situação imediatamente. Agora, é importante que, embora toda a família saiba disso, apenas uma ou duas pessoas devem tentar ajudar diretamente. Se toda a família tentar ajudar de uma vez, isso só fará com que os membros da família se culpem ainda mais. A autopiedade é parte do problema e a última coisa que você quer fazer é fazer com que seu familiar se sinta fraco.
Ajudar os membros da família a se recuperarem da automutilação exige paciência e amor genuíno. Seja paciente o suficiente para esperar que essas pessoas se abram para você e lhe falem de seus problemas. Você deve sentir amor genuíno por essas pessoas para que possa realmente ajudá-las e não apenas piorar as coisas. Aqui estão três coisas que você pode fazer para ajudar essa pessoa a se recuperar da automutilação:
Guia. Pessoas que se machucam não apenas acordam um dia e decidem cortar braços e pernas. A situação é causada por um longo tempo de abandono e tendo que enfrentar as coisas por conta própria. A dor física é, de certa forma, seu último recurso, pois eles sentem que não têm ninguém para quem correr e não há mais nada que possam fazer. Se você prestar atenção e ouvir seus problemas, isso enfraquecerá sua necessidade de dor física e eles correrão até você.
Dor física
Perdoe. Deixe essas pessoas saberem que você não está zangado com elas. Faça-os perceber que a situação não é apenas culpa deles e que devem aprender a se perdoar. Freqüentemente, os autolesões pensam que merecem as dores físicas e emocionais por causa dos erros que cometeram no passado. Explique que isso não é culpa deles e que, ao se machucarem, estão apenas piorando seus problemas.
Dar esperança. Assegure-os de que ainda há esperança. Diga a eles que há muitos motivos pelos quais eles deveriam parar de se machucar e que você estará com eles em cada passo do caminho. Faça-os perceber que ainda têm família. Uma família que pode e vai ajudá-los nas horas de necessidade.
Ninguém precisa enfrentar problemas sozinho. Cerque os membros da família que você está ajudando a se recuperar de automutilação com a família, amigos e pessoas que os amam e cuidam deles. Esteja lá para ajudar em momentos difíceis e quando eles precisarem de você.