Como se tornar um soldador profissional em 5 etapas claras (e por que você deve!)?
Melissa Rodrigues
• 6 min de leitura
Seu objetivo é se tornar um soldador profissional um dia?
Existem mais de 400.000 trabalhos de soldagem em todo o país no momento. E aqueles que os preenchem ganham em média mais de 29.900€ por ano, de acordo com o Bureau of Labor Statistics da Europa.
Uma das melhores coisas de se tornar um soldador profissional é que você não precisa de um diploma universitário para isso. Você pode entrar no vasto mundo da soldagem com pouco mais do que um diploma do ensino médio e um sonho.
Mas você precisa seguir certos passos para alcançar seu objetivo e passar seus dias de trabalho soldando.
Se você está interessado em soldar para viver, comece a seguir essas etapas hoje. Veja como se tornar um soldador profissional em 5 etapas claras.
Etapa 1: saiba o que é preciso para se tornar um soldador
A primeira coisa que você vai querer fazer antes de começar a treinar para se tornar um soldador profissional é aprender sobre as habilidades e atributos necessários para ter sucesso. A última coisa que você quer fazer é mergulhar de cabeça na soldagem, sem considerar o que é necessário para soldar em nível profissional.
Soldadores profissionais precisam ser fisicamente e mentalmente fortes. Eles também precisam ter uma coordenação olho-mão sólida e ser capazes de sentar e se concentrar em uma tarefa por um longo período de tempo.
Se você é conhecido por ser desajeitado e desmiolado e não tem a capacidade de ficar parado por mais de cinco minutos, soldar pode não ser para você.
Além disso, você precisará estar preparado para alguns dos perigos que podem surgir ao trabalhar como um soldador profissional. Você frequentemente estará perto de metal quente e vapores, o que pode colocá-lo em risco se você não tomar cuidado.
Certifique-se de que está tudo bem com todas as coisas listadas aqui antes de prosseguir com a soldagem.
Etapa 2: inscrever - se em um programa de treinamento de soldagem
Tudo listado na Etapa 1 parece bom para você? Nesse caso, você está pronto para dar o próximo passo e se inscrever em um programa de treinamento de soldagem.
Existem muitas maneiras diferentes de treinar para se tornar um soldador. Existem algumas faculdades comunitárias que oferecem cursos. Existem também escolas específicas de soldagem espalhadas por todo o país.
Não importa qual caminho você decida tomar, certifique-se de se sentir 100 por cento confortável com a escola de soldagem que escolher. Idealmente, a escola deve fornecer-lhe a educação necessária e ajudá-lo a avançar para a Etapa 3 do processo.
Etapa 3: servir como aprendiz de soldador profissional
Há muito que você pode aprender sobre como trabalhar como soldador em sala de aula. Em algum momento, você precisará sair para o mundo e obter alguma experiência do mundo real com alguém que já trabalhou na área por muito tempo.
Sua melhor aposta é encontrar um programa de aprendizagem e trabalhar com um soldador estabelecido. A maioria dos estágios dura cerca de três anos e permite que você aprenda tudo o que há para saber sobre soldagem profissionalmente.
Enquanto trabalha com um soldador profissional, você aprenderá sobre os diferentes tipos de soldagem, incluindo soldagem com gás inerte de metal, soldagem com arco de metal blindado, soldagem com gás inerte de tungstênio, soldagem com arco com gás tungstênio e muito mais.
Você também poderá fazer a soldagem por si mesmo e descobrir as dicas e técnicas necessárias para fazê-lo corretamente.
Trabalhar como aprendiz é sem dúvida a etapa mais importante de todas. Ele vai te ensinar tudo que você precisa saber para trabalhar por conta própria e permitir que você faça perguntas a alguém que sabe do que está falando.
Depois de trabalhar como aprendiz, você terá boas chances de conseguir um emprego na empresa em que foi aprendiz. No mínimo, você estabelecerá conexões no setor e será um bom lugar para começar quando começar a procurar empregos mais tarde.
Etapa 4: obtenha as certificações de soldagem adequadas
Além de completar um aprendiz, você também será responsável por obter as certificações de soldagem adequadas para soldar profissionalmente.
As certificações necessárias variam dependendo de onde você mora e do tipo de soldagem que deseja fazer. Mas, em geral, você precisará de pelo menos uma certificação da sociedade europeia de soldagem para trabalhar como soldador.
Para obter esta certificação, você deverá fazer um teste escrito a cada seis meses ou uma vez por ano, e deverá manter sua certificação atualizada ao longo dos anos.
Você também pode optar por obter uma certificação de soldagem mais avançada, se desejar. Por exemplo, você pode obter uma certificação AWS de engenheiro de soldagem se decidir se tornar um engenheiro de soldagem.
Etapa 5: candidatar - se a trabalhos de soldagem
Depois de passar por todas as outras etapas, só há uma coisa a fazer: Inscreva-se para trabalhar como soldador profissional oficial!
Você pode encontrar trabalhos de soldagem em muitos setores diferentes, dependendo do que mais lhe interessa. Contanto que você tenha um aprendizado e uma certificação em seu currículo, você não deverá ter nenhum problema em encontrar um emprego.
Você também pode optar por contratar trabalhos de soldagem freelance paralelamente. Existem todos os tipos de empresas que procuram soldadores para realizar trabalhos pontuais para eles. Eles geralmente estão dispostos a pagar caro por serviços de soldagem de um profissional.
Apenas certifique-se de continuar a manter sua certificação atualizada assim que começar a trabalhar. Isso irá garantir que você não encontre nenhuma armadilha em potencial enquanto sua carreira está indo bem.
Por que você deve se tornar um soldador profissional
Você terá uma carreira longa e gratificante ao trabalhar como soldador profissional.
Você ganhará um bom salário, terá oportunidades de adquirir novas habilidades o tempo todo e poderá transmitir o que sabe para um aprendiz promissor no futuro.
Você também abrirá todos os tipos de novas oportunidades para si mesmo, uma vez que trabalhar na indústria de soldagem por 15 ou 20 anos. Você pode até decidir abrir sua própria empresa de soldagem um dia!
Leia nosso blog para saber mais sobre como iniciar uma nova carreira e se preparar para trabalhar em um trabalho gratificante.