Se você já agraciou uma cerimônia de casamento judaica com sua presença antes, pode ter visto uma chupá. A chupá é uma espécie de dossel erguido sobre o casal e também sobre o oficiante rabino com quatro varas. Alguns chuppahs são simples, com apenas quatro gravetos presos ao chão, sustentando uma variedade de tecidos brancos e claros, além do talit do noivo. Em outros casos, a chupá será ricamente decorada com uma variedade de tecidos intrincados e flores frescas. Em cerimônias mais tradicionais, a chupá será realizada no alto pelos padrinhos durante toda a cerimônia. A chupá é na verdade um elemento muito significativo em qualquer casamento judaico, uma vez que representa o lar que o casal construirá junto com Deus. Visto que este é um elemento tão importante em seu próximo casamento judaico, você definitivamente vai querer saber como fazê-lo. Aqui estão duas maneiras, dependendo de quão tradicional será sua cerimônia.
Chupá tradicional. Como mencionado anteriormente, a chupá tradicional é um dossel que consiste em 4 varas e o talit do noivo. Cada pedaço de pau será segurado no alto por um padrinho de casamento sobre o casal. Se é assim que você quer que a chupá seja feita, você terá que conseguir quatro varetas de 8 metros, de preferência feitas de cana ou bambu. Visite o centro de suprimento de madeira ou hardware local e peça para um corte personalizado. No grande dia, pegue o talit e use as quatro cordas nele para conectá-lo às 4 varas de bambu. A parte superior das varas de bambu pode ser adornada com flores ou tecido branco como sinal de pureza. Durante a cerimônia, designe 4 homens fortes para segurar a chupá no alto. Você pode consultar um rabino para garantir que a especificação dessa chupá tradicional esteja correta e de acordo com as práticas judaicas de casamento.
Standing chuppah. Ao longo das décadas, a chupá evoluiu do tipo tradicional para os mais luxuosamente decorados. Na verdade, a chupá já fez aparições em casamentos não judeus (principalmente no jardim e na praia), devido à sua beleza e praticidade. A chupá moderna não requer 4 homens para segurá-la bem alto. Ele só precisa de uma base para cada vara ancorar. Para criar chupá moderno, você terá que comprar 4 varas de tubos de PVC, 10 metros por tubo deve bastar. Você precisará comprar 4 plantadores, o tipo de cerâmica, bem como solo para envasamento. Antes do casamento, você já pode preparar a chupá pintando os cachimbos da cor que desejar; o branco é uma boa cor para usar. Feito isso, ancore os tubos nas plantadeiras e estabilize-os com o solo. Um cachimbo vai com um pote. Assim que os cachimbos estiverem soltos, posicione-os nos quatro cantos do palco, local onde o casal ficará junto com o rabino.
No próprio dia, você pode prosseguir com a decoração da chupá. Primeiro, prenda o talit e outros tecidos na parte superior para fornecer o efeito de dossel. Conecte todos os quatro tubos. Decore também os tubos de PVC, alinhando-os com tecido e flores desde o início.
Aí está, as duas maneiras simples de fazer uma chupá. Claro, você pode decorar a chupá ainda mais se planeja ter uma mais ornamentada. Depende realmente de você, pois é o seu dia especial.