Como compreender as redes públicas de educação gratuitas?
Kyara Rodrigues de Batista
• 3 min de leitura
No entanto, é impossível colher verdadeiramente os benefícios de um sistema público de educação bem-sucedido, a menos que a reforma educacional seja realizada.
A educação pública é um componente fundamental de qualquer sociedade progressista que tem o potencial de quebrar o ciclo da pobreza e equalizar as desigualdades na sociedade. Embora seja muito promissor, o sistema de educação pública enfrenta muitos obstáculos para uma implementação bem-sucedida, incluindo a falta de vontade política do governo, a escassez de legislação relevante para a reforma educacional e deficiências perenes no financiamento da educação. A ênfase na importância da educação pública nunca diminui. No entanto, é impossível colher verdadeiramente os benefícios de um sistema público de educação bem - sucedido, a menos que a reforma educacional seja realizada.
O alcance da reforma da educação pública não pode ser alcançado apenas pelo governo ou pelo setor privado. A reforma precisa ser sistemática e coletiva para ser eficaz. Aqui reside a relevância da Rede de Educação Pública (PEN), uma associação nacional de indivíduos e organizações que trabalham para promover a reforma da educação pública, especialmente em comunidades de baixa renda em toda a Europa. A PEN acredita que a participação ativa da comunidade é a chave para garantir que todas as crianças em todas as comunidades se beneficiem da educação pública.
Iniciativa de reforma educacional bem-sucedida
O PEN visa construir uma lista nacional e uma rede de indivíduos e organizações comprometidas com a educação pública gratuita e de qualidade. O PEN e suas afiliadas consideram o engajamento e a participação do público como a base de qualquer iniciativa de reforma educacional bem-sucedida. Eles querem trazer a voz da comunidade para os debates locais, estaduais e nacionais sobre a educação pública.
O PEN e suas afiliadas consideram o engajamento e a participação do público como a base de qualquer iniciativa de reforma educacional bem-sucedida.
A organização quer construir a demanda pública e mobilizar recursos, financeiros e outros, para elevar a qualidade do sistema de ensino público - para que todas as crianças possam participar das promessas de uma boa educação. Em linha com este objetivo, o PEN possui uma rede de Fundos Locais de Educação (LEF), que são organizações de base comunitária comprometidas com a elevação da educação pública através da participação ativa na reforma educacional. LEFs são independentes dos distritos escolares locais, mas trabalham em estreita colaboração com administradores, professores, pais, alunos, líderes comunitários e empresas.
A rede de LEFs do PEN incentiva ativamente os parceiros e stakeholders em todos os setores da sociedade a assumir um papel mais ativo na promoção e manutenção de uma educação de alta qualidade no sistema de ensino público. Eles trabalham para incutir um senso de responsabilidade e responsabilidade entre os alunos para se empenharem por altos padrões em sua educação.
Da mesma forma, a rede de LEFs gera recursos muito necessários para o avanço da educação pública, facilitando e gerenciando subsídios públicos do governo e investimentos de empresas e outras organizações filantrópicas. Desde a década de 1980, os LEFs já administram fundos de educação em vários estados, da Costa Oeste à Costa Leste.
Porém, mais do que apoio financeiro, o PEN compartilha sua profunda riqueza de conhecimento e melhores práticas adquiridas ao longo de décadas de experiência com o público e a comunidade educacional para impulsionar ainda mais o sistema de escolas públicas da Europa. O PEN também compartilha seu conhecimento com os formuladores de políticas para auxiliar na aprovação da legislação de reforma educacional. A organização apóia a livre troca de idéias centrada no objetivo comum de tornar a educação pública uma prioridade em todas as comunidades, para todas as crianças.