Consolar uma criança assustada deve ser feito com a abordagem adequada. Do contrário, a criança assustada não confiará em você e permitirá que você a ajude a enfrentar o medo. A questão principal quando se trata de consolar essas crianças é ganhar sua confiança. Sempre há uma razão pela qual essas crianças têm medo. A menos que você possa mostrar que é alguém que não vai machucá-la e em quem ela pode confiar, ela não vai deixar você entrar na esfera pessoal, onde você pode dar conforto aqui. Aqui estão algumas maneiras de você fazer isso e confortar uma criança assustada.
- Tranquilize a criança assustada que ela está segura. Se o medo da criança é ir à escola, diga a ela que a escola cuida de crianças pequenas como ela. As outras crianças também a protegerão porque também são protegidas pela escola. A escola dará a seus novos companheiros onde eles podem jogar novos jogos. Para as crianças pequenas, segurança e falta de é o problema básico que causa medo.
- Converse com a criança. Altere o foco. Uma criança pode esquecer seus medos se os pais puderem ajudá-la a direcionar sua atenção para outros assuntos.
- Faça com que o medo pareça sem importância - mas não os ignore. Mostre-lhe levemente os absurdos e contradições que tornam seus medos 'não tão grandes'. Não tente usar a lógica de estilo adulto em crianças, entretanto. Isso só vai confundi-los. Embora seja difícil, tente se colocar no lugar de uma criança e use conceitos que ela conhece para explicar por que ela não deve ter medo de seus pequenos medos.
- Explique que os adultos também ficam com medo. Isso criará um vínculo entre vocês dois, o que a motivará a se abrir para você.
- Mostre ao seu filho o seu amor. Console a criança com um tom calmo. Abrace seu filho para que ele conheça sua sinceridade.
- Brinque com seu filho para confortá-lo e dar-lhe uma sensação de familiaridade.
- Familiarize-a com os diferentes objetos em seu ambiente e deixe-a escolher um como seu protetor. Os psicólogos recomendam permitir que a criança faça um monstro protetor para defendê-la de monstros ruins que ela acredita que estão vindo para machucá-la. Este poderia ser seu cobertor favorito ou um brinquedo. O objetivo é diferenciar os objetos reais dos imaginários - seu objeto protetor é real e tangível, e os 'monstros' não.
Para confortar uma criança assustada, comece com confiança. Depois de conquistar a confiança dela, inspire-a por meio da garantia de sua segurança e de sua presença como seu protetor. Por meio dessas etapas, você poderá confortar seu filho assustado.