O foco deste artigo é a gaita de foles escocesa, em vez da irlandesa ou as inúmeras outras versões fascinantes que existem em todo o mundo. Escolho a gaita de foles escocesa porque são as mais conhecidas e porque acredito que os verdadeiros gaiteiros deveriam ter que inflar a bolsa com a força de seus pulmões e se levantar ao fazê-lo, mesmo que estejam bêbados (geralmente o caso).
Você tem muita coragem, aprendendo a tocar gaita de foles... está prestes a embarcar por um caminho que o tornará objeto de admiração e ridículo. Não preste atenção à zombaria e aos detratores ocasionais - eles estão apenas com ciúmes de seu kilt e provavelmente um pouco ameaçados por suas pernas grossas de tronco de árvore, sporran peludo e aquele pequeno dhu sgian afiado escondido discretamente em sua meia. Mas não vamos nos precipitar. Antes mesmo de considerar a compra de roupas e acessórios Highland, você precisa começar a aprender a música da gaita de foles escocesa, certo? Veja como.
- Compre um chanter de prática.
A prática da gaita de foles começa com o cantor de prática básico e pouco romântico. Nele, você aprenderá a escala de notas acessíveis na gaita de foles escocesa (sem os zangões, é claro) e dominará os meandros do dedilhado. Este é o primeiro passo para qualquer gaiteiro. Você sentirá uma espécie de conexão com todo o mundo da gaita de foles ao ouvir o som nasalado e lamentoso que está produzindo. Não se preocupe - fica muito melhor!
Você se familiarizará com a escala de notas disponível em um cantador de gaita de foles. Do mais baixo ao mais alto, eles são G baixo, A, B, C, D, E, F, G alto e A alto, G baixo, C e F são tecnicamente nítidos.
- Compre um livro e aprenda exercícios.
À medida que você se familiariza com como o cantador é segurado e como uma escala é tocada da nota mais baixa para a mais alta (e de volta para baixo novamente), você vai querer começar a realizar alguns exercícios. Você realmente deveria investir em um livreto de prática da gaita de foles. Ele conterá valiosos exercícios de aprendizagem e canções para você finalmente aprender, bem como diagramas úteis e fotos de forma adequada para tocar gaita de foles. Você deve aprender a ler partituras de gaita de foles e reconhecer os pequenos pontos na página para suas notas correspondentes no cantador.
Apenas lembre-se de respirar. Não cometa o mesmo erro que cometi quando desmaiei e tive uma pequena concussão com o impacto no chão. Pode ser tentador tentar se forçar a terminar uma grande parte de uma música de uma só vez, mas o objetivo principal do cantor de prática é polir o dedilhado, não a força da respiração. As habilidades de respiração para a gaita de foles não podem ser capturadas de nenhuma outra maneira a não ser pegando a gaita de fole real.
Um dos aspectos mais complicados do dedilhado no cantador de gaita de foles é a presença de notas graciosas. No papel, elas aparecem como notas individuais ou agrupadas que são menores e flutuam acima das notas regulares. As notas de graça servem para enfatizar e embelezar as notas principais, mas não afetam a fórmula de compasso da música, pois o tempo que levam é considerado zero. Conjuntos de notas de graça são numerosos e criativos, proporcionando um grande desafio ao aprender uma peça. Um dos mais desafiadores para iniciantes é geralmente o birl, que envolve mover rapidamente o dedo mínimo sobre o orifício para produzir um som gaga de GAGA, ambos baixos.
- Encontre um professor e comece a aprender canções.
Um artigo não pode realmente fazer justiça ao assunto de tocar gaita de foles - se pudesse, muitos professores de gaita de foles provavelmente estariam desempregados há muito tempo. O melhor investimento que você pode fazer para aprender gaita de foles, além do seu próprio tempo para praticar, é fazer aulas de gaita de foles. Encontre um professor em sua área. Você pode perguntar a uma loja escocesa que vende gaitas de foles (muitas vezes eles têm recomendações e são um ótimo lugar para começar sua pesquisa). Você também pode visitar bandas de gaita-de-foles locais onde eles se encontram ou até mesmo procurar por gaiteiros locais online. Se você mora em uma área remota onde não há professores de gaita de foles, pode acessar conselhos instrutivos gratuitos online em sites como Ensine a gaita de foles de Lindsay Davidson.
A próxima etapa é aprender músicas. Comece devagar; independentemente do seu nível de habilidade, é sempre melhor tocar uma nova música mais lenta do que normalmente. É vital que você aprenda a melodia corretamente antes de acelerar o ritmo. Caso contrário, você estará promovendo erros negligentes e hábitos ruins.
Duas das primeiras músicas que você provavelmente aprenderá são "Amazing Grace" e "Scotland the Brave". Eventualmente, você pode vir a odiar essas músicas, porque muitas pessoas vão querer ouvi-las! Mas observe os olhares de agradecimento que você recebe daqueles que fizeram o pedido. Por alguma razão, essas músicas podem obrigar alguns daqueles detratores mencionados a olharem de novo e se comoverem com sua música. Portanto, aprenda essas músicas de gaita de foles e não se deixe odiar por elas! O leve desdém é aceitável.
- Compre sua gaita de foles.
A essa altura, você já aprendeu o dedilhado de um cantador por meio de exercícios e prática, e também domina algumas melodias. Felizmente, você não tentou fazer tudo isso sozinho, mas procurou a orientação de um gaiteiro experiente e comprou um livro de gaita de foles repleto de exercícios e canções. Agora é hora de investir na gaita de foles. Este é o momento que você esperava! Ao escolher sua primeira gaita de foles, você não precisa comprar o modelo mais caro disponível. Encontre algumas gaitas de fole usadas bem feitas (não precisam ser bonitas) e certifique-se de obter palhetas de boa qualidade. Você sempre pode comprar gaitas de foles caras e brilhantes assim que tiver certeza de que se apaixonou por tocar o instrumento.
Não se preocupe ou se sinta sobrecarregado ao ler isso; compre sua gaita de foles em uma loja escocesa onde o lojista possa orientá-lo. E peça conselhos ao seu instrutor (outro benefício de fazer aulas!) - se possível, peça ao flautista antigo para acompanhá-lo em sua excursão de compras. Seu professor poderá ajudá-lo não apenas a escolher um bom conjunto de gaitas de foles, mas também os itens necessários que não vêm imediatamente à mente, como barbante, cera, fita adesiva e temperos para sacos (você vai receber um presente).
Em termos de palhetas de gaita de foles, você precisará de uma palheta de chanter e de três palhetas de zangão. A palheta que você tem atualmente em seu chanter de prática não funcionará em suas gaitas de foles - elas exigem uma palheta muito mais forte do que isso!
- Familiarize-se com a sua gaita de foles - um processo terno e ocasionalmente perturbador.
Agora vem a alegria de conhecer seu novo instrumento. Olhe para a sua gaita de foles. Lindas, não são?
Você verá uma sacola com cinco gravetos saindo dela. O mais curto é respirar o ar na bolsa. Os três mais longos e mais grossos são seus drones (dois tenor e um baixo), e o outro stick é reconhecidamente um chanter (ao contrário da versão prática, você não estará respirando diretamente neste, mas apenas tocando nele).
Os buracos no cantador de gaita de foles correspondem às mesmas notas do cantador de prática. Todos os drones estão sintonizados em A; seu baixo está uma oitava abaixo dos dois tenores.
Fio de cânhamo amarelo e cera de abelha são usados para fornecer uma vedação confortável e hermética onde os tubos se conectam ao saco e onde os drones são segmentados. Tenha cuidado ao aplicar o barbante - encere o barbante para grudar na madeira na camada mais baixa e cera pesadamente nas camadas superiores do barbante também. Não use muito barbante, pois isso pode danificar a madeira. O objetivo de amarrar os segmentos do drone é evitar que escorreguem por conta própria, mas também permitir que você os ajuste com relativa facilidade. A fita de teflon é opcional; alguns gaiteiros cobrem o cordão com ele.
Se sua sacola for feita de couro tradicional de animal, em vez de plástico, você terá que temperar a sacola ocasionalmente. Yay! Quando você notar que a bolsa parece estar vazando muito ar, é hora de tirar todos os seus gravetos dela. Depois de remover os drones, chanter e bocal, tampe todos os buracos, exceto um, com rolhas. Aqueça um pouco de tempero em uma panela e despeje em um buraco aberto. Rolha o orifício restante, esfregue o tempero no saco e escorra bem, deixando o saco secar por cerca de um dia. Não se preocupe - haverá instruções no recipiente de temperos.
- Aprenda o básico sobre como tocar gaita de foles e desenvolva suas habilidades por meio da prática.
Como funciona uma gaita de foles é bastante simples. Você fornece ar para a bolsa por meio de sua zarabatana, e o reservatório de ar na bolsa permite que você respire sem interromper a música de suas palhetas. Mas a gaita de foles é um instrumento fisicamente exigente - tocá-la é como um treino de corpo inteiro que, no entanto, requer que seus dedos permaneçam totalmente ágeis.
Um dos maiores desafios para um gaiteiro é manter uma pressão de ar consistente e não flutuante através dos juncos. Sua capacidade de atingir essa pressão melhorará com a prática, mas não desanime no início quando sua bolsa estiver esvaziando e inflando incontrolavelmente e o tom de sua música pulsar e flutuar desajeitadamente com a mudança na pressão nas palhetas. Há um ritmo que você encontrará com a prática; Basicamente, você deve pressionar com mais força a bolsa quando não estiver respirando e soltar mais o braço da bolsa quando estiver soprando ar dentro dela. Deixe a bolsa se tornar uma extensão do seu corpo - conheça-a e sinta o aperto e o afrouxamento dela! Com o tempo, você aumentará sua capacidade pulmonar significativamente e também aumentar a força da parte superior do corpo, o que o ajuda a atingir consistência com a pressão do ar.
A boa notícia, se você passou um período de tempo sem pressa praticando em um cantador de prática, é que você tem uma base sólida de experiência e técnica de dedilhado para aumentar seu nível de habilidade. Isso torna o salto para o instrumento real muito menos estressante. Mas não espere que dedilhar seja tão fácil na gaita de foles, onde você enfrenta vários desafios ao mesmo tempo.
Depois de desenvolver uma qualidade consistente em seu toque de gaita de fole, você pode incorporar a marcha em suas práticas. Mas seja paciente e não pule para a marcha muito rápido, ou então você provavelmente ficará frustrado e diminuirá o benefício da prática.
- Eu recomendo tampões de ouvido.
Como mencionei anteriormente neste artigo, essas gaitas de fole devem ser tocadas em pé. Se você tiver uma área aberta para tocá-los, isso será muito melhor para seus ouvidos (embora provavelmente muito mais frustrante para seus vizinhos à medida que você aprende). Eu sugiro fortemente que você compre alguns protetores de ouvido - há uma razão pela qual tantos exércitos mantiveram gaiteiros em suas fileiras. O som será transportado por uma grande distância e os tampões de ouvido certamente não o impedirão de ouvir sua música. A única coisa que pode prevenir é a surdez.