Como apresentar uma petição para estabelecer a paternidade?
Renato Wilson Pires
• 3 min de leitura
As petições para verificar a paternidade de uma criança podem ser apresentadas pelo pai ou pela mãe da criança. Isso é importante nos casos em que há decisões a serem tomadas, como pensão alimentícia ou direitos de visita de um dos pais. A petição deve ser protocolada no tribunal de família local. Se você precisa saber a paternidade do seu filho, os passos são bastante simples. Siga os passos abaixo para que você possa facilmente entrar com uma petição para estabelecer a paternidade.
Aqui estão os passos que você deve seguir para entrar com uma petição para estabelecer a paternidade de seu filho:
Visite o tribunal de família. Fique online e pesquise no seu tribunal de família. Você pode visitar o tribunal de família ou obter os formulários necessários online, se disponíveis. Os formulários de que você precisará para registrar uma petição para estabelecer a paternidade incluem a Petição para Estabelecer Relação Parental, Convocação, Declaração sob a Lei Uniforme de Jurisdição e Execução da Guarda Infantil e a Cessão de Certificado de Direito da Família. Você também pode verificar o site do seu tribunal de família local para ver quais outros documentos ou formulários você precisa para isso.
Determine o tipo de teste de que você precisa. A próxima etapa é saber que tipo de teste de paternidade você precisa. Se você precisar de teste de tipo genético, pode precisar de um formulário diferente para o pedido de paternidade. Você também pode obter este formulário no tribunal de família.
Espere pela resposta. Aguarde a resposta da outra parte. Quando eles responderem, defina uma data e hora para a audiência o mais rápido possível. Em alguns casos, a outra parte não responde à petição. Se isso acontecer, você precisará aguardar um total de 30 dias. Após os 30 dias, uma inadimplência pode ser arquivada.
Durante a audiência. Prepare todos os documentos necessários que embasarão seu depósito de petição. Esteja preparado para os diferentes veredictos no tribunal. Após a audiência, o juiz ajudará você e a outra parte a estabelecer um plano de parentalidade que beneficie a criança e funcione com os pais.
Vara de família local
Estes são os passos que você deve seguir se quiser entrar com uma petição de paternidade. Se você seguir essas etapas e preencher os arquivos necessários de que precisa, seguirá o processo sem problemas. É melhor pesquisar sobre os procedimentos do tribunal de família local para que você possa prosseguir com o processo sem problemas.
Quando você está entrando com uma petição, é importante que você mantenha registros de todos os formulários que você apresentou no tribunal. Isso é útil para fins de documentação, se houver problemas no futuro. Para tornar o processo mais fácil para você, você também pode consultar ou trabalhar com um advogado de seu estado para que possa entender facilmente as leis e seus direitos em relação ao assunto.