Se você não conseguir que seu ex discuta as coisas com você, você precisará falar com um advogado.
Passar por uma separação é difícil. O que complica mais as coisas é quando há crianças envolvidas. Mesmo que você tenha decidido parar de ter um relacionamento com a mãe, ainda precisa manter uma conexão com seus filhos para o resto da vida. Estabelecer seus direitos de visita como pai é a chave para configurar um sistema.
Tanto quanto possível, tente estabelecer um sistema com seu ex no melhor interesse dos filhos.
As tensões podem ser altas, mas se você e seu ex conseguirem deixar de lado as diferenças apenas para poder discutir o que é melhor para os filhos, descobrir seus direitos de visita como pai pode ser feito.
Fique calmo. Antes de falar com seu ex, dê um passo para trás. Seja maduro e pense no bem-estar de seus filhos e não passe por cima da lista de falhas do seu ex em sua cabeça. Você tem que ser capaz de sentar e discutir calmamente como você fará os dias de custódia com seus filhos. Não fale sobre seus problemas de relacionamento. Se você tentar entrar em contato com seu ex sobre custódia e visitação, deixe seus problemas pessoais do lado de fora.
Fale com seu ex. Antes de tentar envolver um terceiro para mediar suas preocupações sobre as crianças, tente a abordagem direta. Fale primeiro com a sua ex e veja se consegue arranjar um horário com ela de forma calma. Seja direto e diga quantos dias e quantas horas você pode levá-los. Se você puder, também precisará falar sobre quem recebe quem nas férias escolares e em outras ocasiões especiais, como aniversários e Natal.
Fale com as crianças. Se você conseguir determinar um horário razoável para visitar as crianças, converse com elas. Tranquilize os filhos sobre o seu amor e que, mesmo que a mamãe e o papai não morem mais na mesma casa, eles ainda poderão passar mais tempo com os pais. Obtenha feedback das crianças sobre o horário que funcionará para elas, como fins de semana alternados ou alguns jantares durante a semana.
Fale com um advogado. Se você não conseguir que seu ex discuta as coisas com você, você precisará falar com um advogado. Legalmente, você tem o direito de ver e passar tempo com seus filhos. As leis variam de acordo com o estado, portanto, consulte um advogado. Esteja preparado para ir ao tribunal de família se seu ex se recusar até mesmo a mostrar-lhe os filhos. Se seu ex receber a custódia primária, você terá fins de semana e metade dos feriados para estar com ele. Pode haver uma pessoa indicada pelo tribunal durante suas visitas, se houver histórico de abuso.
Seja responsável. Nunca negue a pensão alimentícia porque você está chateado com seu ex. São seus filhos que vão sofrer. Você deve manter o apoio financeiro para as crianças. A retenção de pensão alimentícia pode afetar seus direitos de visita. Você também deve mostrar que deseja manter um relacionamento com seus filhos e que tem mente e corpo sãos.
Tanto quanto possível, tente elaborar um sistema com seu ex no melhor interesse dos filhos. Se não puder, então você precisa passar pelo sistema legal, o que pode ser caro e demorado. Boa sorte.