Como proteger um roteador Linksys WRT54G usando WAP e WEP?

Descreverei como proteger o roteador de banda larga sem fio Linksys WRT54G
Abaixo, descreverei como proteger o roteador de banda larga sem fio Linksys WRT54G. O dispositivo não é protegido por padrão.

Você está sujeito a riscos se estiver usando LAN sem fio

Você está sujeito a riscos se estiver usando uma LAN sem fio. Proteger uma conexão sem fio é muito importante para proteger as informações pessoais ou corporativas. Abaixo, descreverei como proteger o roteador de banda larga sem fio Linksys WRT54G. O dispositivo não é protegido por padrão. A maioria das pessoas usa o roteador com a configuração padrão, o que permite que hackers acessem sua banda larga de internet. E isso nem é a pior coisa. O maior perigo é que os hackers tenham acesso aos dados pessoais ou corporativos armazenados no seu computador.

Se por algum motivo você não estiver usando a rede sem fio em seu roteador
Se por algum motivo você não estiver usando a rede sem fio em seu roteador, recomendo que desative a rede sem fio.

Siga as instruções abaixo para proteger o seu dispositivo:

  1. Conecte seu computador ao roteador usando um cabo de rede ou você pode se conectar ao roteador por meio de uma conexão sem fio. Observe que a placa sem fio do computador deve estar ativada.
  2. Abra seu navegador da web. Digite: http: //192,168.1,1 no campo de endereço. Este é um endereço IP interno para acessar seu roteador. Pressione a tecla Enter.
  3. Quando a solicitação de senha for exibida, deixe o campo do nome do usuário em branco. Por padrão, a senha é admin.
  4. Depois de fazer o login, não é necessário alterar a senha administrativa padrão. No entanto, é totalmente recomendável que você altere a senha padrão clicando na guia Administração e Gerenciamento. Digite uma nova senha no campo Senha e novamente no campo Digite novamente para confirmar.
  5. Eu recomendo definir o item Gerenciamento remoto como desabilitado. Será outra camada de segurança para o seu roteador. Com esta configuração, você só pode acessar seu roteador para programação usando um cabeamento de rede Ethernet padrão.
  6. Para salvar a nova senha, clique em Salvar configurações na parte inferior da página.
  7. Para evitar que intrusos acessem sua conexão sem fio, começaremos a trabalhar com a guia Sem fio.
  8. Em Basic Wireless Settings (Configurações sem fio básicas), digite um nome para a conexão de rede sem fio em Nome da rede sem fio (SSID). Defina a Transmissão sem fio para Desativar.

    Quando os clientes sem fio pesquisam a área local em busca de redes sem fio para se associar, eles detectam a transmissão SSID pelo roteador se a transmissão estiver habilitada. Não transmita o SSID do roteador. Deve ser desativado.

    Observe que seu SSID deve ser definido seguindo regras semelhantes para definir uma senha, por exemplo, pelo menos 8 caracteres, uma combinação de letras, números e caracteres não consecutivos.

    Desativar a transmissão SSID não é uma configuração de segurança forte, mas pode ajudar a evitar que invasores compartilhem sua WLAN. Lembre-se de salvar suas configurações.

  9. Ative a autenticação e criptografia de rede. Listado em ordem do mais forte ao mais fraco:
    WPA2-PSK (criptografia de dados TKIP ou AES)
    WPA-PSK (criptografia de dados TKIP ou AES)
    WEP (256 bits) - Fraco, mas melhor do que nenhuma criptografia
    WEP (128 bits) - Mais fraco, mas melhor do que sem criptografia
    WEP (64 bits) - Mais fraco, mas melhor do que sem criptografia
  10. WEP - Privacidade equivalente sem fio
    WEP é um método de criptografia usado por dispositivos WLAN para criptografar dados enviados pelo ar. É configurável de pelo menos uma das três maneiras em todos os dispositivos WLAN. Sem WEP, WEP de 40/64 bits ou WEP de 128 bits.

    Existem métodos de hacking bem conhecidos para derrotar o WEP. A única diferença entre 40/64 ou 128 bits é o tempo que um hacker leva para derrotá-lo. Hoje, o WEP de 40/64 e 128 bits pode ser derrotado de forma rápida e fácil. WPA e WPA2 são alternativas muito mais seguras para WEP. Dito isso, o WEP oferece um nível de segurança maior do que não usar o WEP.

    Se desejar, o sistema criará as chaves WEP para você. Basta clicar em Gerar e as 4 chaves aparecerão. Anote o que você adicionará ao seu dispositivo sem fio.

    Use uma chave de criptografia longa e exclusiva que não seja óbvia e gire-a com frequência.

    Considere o uso de um gerador de chave aleatória, como este http://darkvoice.dyndns.org/wlankeygen, para gerar a chave.

  11. WPA - acesso protegido por Wi-Fi (WPA) ou wpa2
    WPA e o subsequente WPA2 são métodos de criptografia usados por dispositivos WLAN para criptografar dados enviados pelo ar. A maioria dos usuários domésticos usará WPA e WPA2 com uma chave pré-compartilhada (PSK). Para o usuário doméstico, é recomendável habilitar o wpa2 ou WPA.
  12. Agora você tem que ir para o seu dispositivo sem fio em seu notebook e / ou desktop e certificar-se de que a configuração sem fio corresponde à configuração do roteador. A configuração sem fio pode ser diferente dependendo do fabricante do dispositivo e do sistema operacional.
  13. Clique em Salvar configurações para salvar suas configurações.
  14. Eu recomendo que você faça backup de suas configurações no caso de precisar redefinir o roteador para as configurações padrão de fábrica:
    (Clique na guia Administração e Gerenciamento de configuração. Clique em Backup e selecione um arquivo para salvar suas configurações.)
  15. Se por algum motivo você não estiver usando a rede sem fio em seu roteador, recomendo que você desative o
    sinal sem fio: (Vá para a guia Sem fio e em Configuração sem fio básica. Altere o Modo de rede sem fio para Desativar.) Você pode voltar para a mesma página mais tarde e Habilite a rede sem fio. Você não perderá sua configuração.

Agora você está pronto para usar silenciosamente o seu roteador de internet sem fio.

Também é recomendável ter um antivírus atualizado e um firewall muito bom. Isso não afetará o uso do roteador, mas ajudará a proteger o computador.

Julio Rocha

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail