Nunca é muito cedo para ensinar as crianças a economizar dinheiro. O truque é torná-lo um momento divertido e agradável. Comece encontrando um lugar para colocar o dinheiro. Cofrinhos podem ser encontrados em qualquer lugar, mas fazer um banco com uma lata de café ou garrafa de plástico é uma ótima atividade para conectar a criança ao processo. Com alguns lápis de cor e cartolina, o banco será personalizado e algo de que uma criança pode se orgulhar.
Oferecendo palavras de incentivo
Pegar o troco de toda a casa é a maneira mais fácil para uma criança mais nova acumular e receber dinheiro. Faça disso uma caça ao tesouro ou jogo. Verifique embaixo das almofadas do sofá, no chão próximo à cômoda e até mesmo nas bancadas. Os pais podem fazer questão de dar à criança o troco extra do bolso no final do dia. Todo o dinheiro vai para o banco. Sempre que colocar dinheiro no banco, considere oferecer palavras de incentivo ou um high five como reforço positivo. À medida que essa atividade se torna rotineira, será uma ocorrência natural para a criança colocar qualquer dinheiro que for encontrado ou recebido no banco.
Para mostrar às crianças o que acontece com o dinheiro que economizam, leve-as ao armazém com parte do dinheiro descoberto pela casa. Não deixe que a viagem seja uma viagem normal de compras, cheia de recados. Faça a viagem especial e única para que se destaque na mente da criança como importante e memorável. Encontre um pequeno brinquedo ou doce que a criança possa comprar com o dinheiro do banco e deixe-a entregar o dinheiro ao caixa. Explique que o dinheiro que eles estavam economizando está sendo trocado pelo item brinquedo / doce. Isso demonstra para eles a relação direta entre o dinheiro que estão economizando e o que pode ser feito com ele.
A próxima etapa para tornar a economia de dinheiro divertida para seu filho é discutir o que ele deseja economizar. Faça perguntas sobre brinquedos ou atividades de que ele goste. Enquanto a conversa continua, explique que esses itens ou eventos podem ocorrer quando uma certa quantia de dinheiro é economizada. Isso adiciona entusiasmo para aprender sobre dinheiro e também fornece algo pelo qual esperar: uma meta a ser alcançada. Neste ponto, um subsídio pode ser apresentado à criança. Forneça uma tarefa simples que corresponda à sua idade e habilidade e faça questão de pagá-lo quando a tarefa for concluída. Uma criança pode ter dificuldades com o conceito de receber mesada uma vez por semana; então, se possível, pague à criança todos os dias quando a tarefa for concluída para fornecer um reforço mais positivo.