É um prazer estar perto de crianças que são educadas, prestativas, cooperativas e sabem se controlar. Ensinar seus filhos a se comportar bem é a meta de todos os pais, mas às vezes pode ser difícil saber quais técnicas funcionarão melhor. Aqui estão algumas dicas sobre como reforçar o bom comportamento em crianças.
Comece jovem. Até mesmo as crianças entendem a diferença entre sua expressão facial e tom de voz quando você está satisfeito e quando está aborrecido. Seja emocionalmente aberto com seus filhos, desde o início. Recompense seu filho com muitos sorrisos e abraços.
Construa uma base. Durante os primeiros anos, os filhos desejam muito agradar aos pais. Aproveite ao máximo esse tempo para construir uma base de bom comportamento. Embora leve mais tempo para conversar e ensinar as crianças pequenas como cuidar de seus pertences, ser educado e respeitoso, ajudar nas tarefas básicas e pensar nos sentimentos das outras pessoas, esse tempo é bem gasto. Sua recompensa serão as crianças que, à medida que se aproximam da "pré-adolescência" e da adolescência, respeitem sua autoridade e saibam se comportar.
Espere o melhor. Deixe seus filhos saberem que você pensa que eles são pessoas boas e capazes e eles serão. As crianças acreditam no que os adultos em suas vidas lhes dizem, por isso é importante não repreendê-las ou menosprezá-las.
Seja um guia. Seus filhos não saberão automaticamente o que você espera deles, então você deve dizer a eles. Peça ao seu filho que o ajude a pegar os brinquedos e permita que ele dobre os panos enquanto você lava a roupa. Incentive seu filho em idade escolar a ajudar a varrer as folhas e dar banho no cachorro. Faça do trabalho escolar uma prioridade e dê-lhes espaço e os materiais necessários para fazerem o dever de casa.
Defina uma rotina. As crianças se saem melhor quando sabem o que esperar. Se possível, tente ter algumas rotinas que enviem sinais para seu filho sobre o que é esperado. Decida um horário para fazer as tarefas de casa - logo depois da escola é melhor - e tente não interromper esse horário. À medida que a noite se aproxima, adquira o hábito de ajudar seus filhos a relaxar e estar prontos para dormir. Um banho ou chuveiro quente, um lanche leve, escovar os dentes e um pouco de tempo para ler funcionam bem, mas os detalhes são menos importantes do que a noção de que você faz praticamente a mesma coisa todas as noites.
Pratique a bondade firme. Quando seus filhos se comportam mal (e irão), eles precisarão ser repreendidos, mas com cuidado e ternura. Seja firme, mas gentil. Lembre-se de que o comportamento deles pode ter sido ruim, mas eles não são ruins.
Siga em frente. As crianças aprendem rapidamente e elas o pegarão imediatamente se você fizer ameaças inúteis quando elas forem travessas. Diga o que você quer dizer e seja sério o que você diz. Seguir adiante é importante tanto na disciplina quanto nas recompensas. Se você disser a seu filho que ele não poderá assistir televisão se não limpar os brinquedos, não mude de ideia. Da mesma forma, se você prometer a ela um passeio ao zoológico por apresentar sua nota de matemática, você deve se certificar de fazer aquela viagem ao zoológico se a nota dela melhorar.
Subornos funcionam. Chame isso de recompensa ou suborno, mas oferecer algo que seu filho goste em troca de um comportamento que você goste é um sistema que funciona. Prometa que fará um passeio de bicicleta com a família assim que a louça estiver lavada ou que seu filho poderá comer uma salada de frutas após terminar de comer os vegetais. Recompensas (tudo bem, subornos) são motivadores maravilhosos se você usá-las com sabedoria.
Pegue-os no ato. Quando você vir seu filho se comportando bem, mencione isso a ele. Diga: "Você foi tão bom na casa da vovó hoje. Você realmente está ficando crescida!" ou "Notei que você já levou o lixo para fora. Obrigado por fazer isso."
Fale sobre as coisas. Procure oportunidades para discutir traços de caráter desejáveis (e menos do que desejáveis) com seus filhos. Fale sobre o comportamento dos personagens da televisão e do cinema, bem como dos colegas de seu filho. Discuta como as ações das pessoas afetam outras e incentive seus filhos a tirar conclusões e considerar as consequências. Ajudá-los a escolher escolhas em situações hipotéticas os preparará para fazer suas próprias escolhas no mundo real.
Preste atenção. As crianças, como todos nós, precisam ser reconhecidas, para que encontrem uma maneira de chamar sua atenção. Certifique-se de dar-lhes muitos elogios sinceros por seu bom comportamento ou eles certamente se comportarão mal. Para uma criança, até mesmo a atenção negativa é melhor do que ser ignorada.
Coloque um exemplo. Seja honesto, prestativo e responsável. Seus filhos aprenderão mais com suas ações do que com suas palavras.
Dicas rápidas:
Certifique-se de que você é uma figura de autoridade em sua casa. As crianças precisam de diretrizes e cabe a você definir e fazer cumprir as regras.
Conforme seus filhos amadurecem, aumente suas liberdades. Junto com a liberdade vem a responsabilidade, no entanto, certifique-se de explicar que os privilégios serão removidos se eles não cumprirem suas regras.