Como impedir que seu filho se comporte mal na escola?
Srta. Sabrina Leal Correia
• 4 min de leitura
Qualquer pai gritará "Socorro!" sempre que ela recebe relatos de que seu filho está se comportando mal na escola. É realmente um motivo de preocupação, especialmente quando a criança se comporta relativamente em casa, mas age de maneira diferente na escola. Como o mau comportamento pode facilmente se tornar um padrão, é muito importante abordar esse problema imediatamente. Em muitos casos, a falha em corrigir um mau comportamento pode causar sérias falhas de caráter na criança à medida que ela cresce. E a essa altura, é muito mais difícil corrigir o problema. Portanto, se, como pai, você recebe relatórios de mau comportamento de vez em quando, aqui estão algumas maneiras de impedir o comportamento inaceitável de seu filho.
Descubra a causa do mau comportamento da criança. Os especialistas em comportamento dizem que todos os tipos de comportamento têm uma causa subjacente. Em outras palavras, existe algum tipo de gatilho. Portanto, se seu filho se comporta mal na escola, você precisa descobrir o que causa isso. Pode ser que ele queira chamar a atenção, esteja entediado ou com dificuldades na escola, canalize as emoções de maneira diferente ou afirme sua autoconfiança de maneira agressiva. Você pode sentar-se com seu filho para conversar sobre isso, embora, é claro, ele não conte a causa diretamente. Nenhuma criança jamais diria, a menos que tenha idade suficiente para entender seu próprio comportamento, que deseja receber atenção. Você tem que decodificar sua linguagem verbal e não verbal para determinar o que causa seu mau comportamento.
Avalie como sua vida familiar afeta o comportamento da criança. Sua casa tem um grande impacto no comportamento da criança. Por exemplo, a rigidez de um plano de disciplina, ou a falta dele, molda o comportamento de seu filho e o leva até a escola. Problemas familiares como divórcio, queda financeira ou doença também podem afetar seu filho. Se alguma dessas situações for a causa do comportamento de seu filho na escola, planeje imediatamente um curso de ação para resolver o problema.
Sente-se na classe. Reserve algum tempo para se juntar ao seu filho na sala de aula. Assim, você saberá como é estar na escola, na sala de aula, com os professores e com os amigos. Você pode ter uma compreensão justa do mau comportamento de seu filho e possivelmente descobrir sua raiz. Ficar sentado também alarmará seu filho e enviará a ele a mensagem de que você leva a sério a correção do comportamento dele e que irá até observá-lo na escola.
Reúna-se com o professor. Quando a escola pedir que você venha e converse, responda e se encontre com o professor. Ou você mesmo pode marcar uma reunião com o professor sempre que receber uma denúncia de mau comportamento. Pergunte ao professor como exatamente seu filho está agindo na escola e qual poderia ser a possível causa do mau comportamento. Para incentivar a transparência, você também pode fazer com que seu filho participe da discussão. Assim, você conhecerá os dois lados da história.
Estabeleça uma estratégia de disciplina. Disciplinar uma criança é muito necessário para corrigir seu comportamento. Mas, independentemente de como você disciplina seu filho, quer você diminua seu tempo na TV ou o deixe de castigo por dias, você deve explicar a ele por que está fazendo isso. Lembre-se de que, quando as crianças são disciplinadas sem saber por quê, podem desenvolver comportamentos inadequados piores.
Quando seu filho melhorar, dê a ele alguma recompensa ou elogie-o verbalmente. O reforço positivo deixará seu filho ciente de que você está apreciando seus esforços e resultará em sua consistência.