O nome sozinho irá intrigá-lo. Quando você primeiro toma conhecimento do amigo ou amigos imaginários de seu filho, você fica curioso para saber os detalhes. Aqueles no início da geração Baby Boomer podem se lembrar de James Stewart como Elwood P. Dowd no filme "Harvey". O amigo imaginário de Elwood, Harvey, era um coelho branco invisível de quase dois metros e meio que o acompanhava por toda parte. Tudo bem, mas aquele Elwood era um adulto. Se seu filho tem um amigo imaginário agora, não se preocupe se esse amigo imaginário durar até a idade adulta ou mesmo além da infância. Na verdade, o amigo imaginário do seu filho funciona como um companheiro e apoio para ajudar a transição de seu filho de sua infância com graça e facilidade.
Aqui estão alguns fatos para ajudá-lo a entender melhor os amigos imaginários de seu filho:
Amigos imaginários permitem que seu filho explore e expresse sua vida interior. As conversas que seu filho tem com seu amigo imaginário (ou amigos), bem como as atividades que eles realizam juntos, podem revelar muito sobre a vida interior de seu filho. Às vezes, as crianças podem usar seus amigos imaginários para expressar partes reprimidas de si mesmas. Por exemplo, uma criança tímida pode ter um amigo imaginário muito barulhento e extrovertido que está sempre se metendo em problemas. Para uma pequena amostra da variedade de sabores em que amigos imaginários entram, dê uma olhada em Iusedtobelieve.
Amigos imaginários podem ajudar seu filho a distinguir o certo do errado. Não se surpreenda se o amigo imaginário de seu filho for o culpado por quaisquer transgressões. Este não é um "mau sinal". (Não, ele não está desenvolvendo transtorno de personalidade múltipla!) Seu filho está mostrando que, embora possa distinguir o certo do errado, ele ainda não está completamente pronto para abraçar todas as regras. Por ter o amigo imaginário quem quebra as regras, ele consegue ter seu bolo e comê-lo também, às vezes logo antes do jantar! Lembre-se de que seu filho está experimentando (de forma bastante criativa, a propósito) com os limites, certo versus errado, e quem ele é em relação aos outros.
Deixe seu filho ser o gerente de palco. Siga o exemplo de seu filho sobre o quanto você deve se envolver no relacionamento dele com o amigo imaginário dele. Seu filho pode ver isso como um relacionamento privado do qual você não faz parte, exceto, talvez, para fornecer os adereços. Ou seu filho pode desejar que você participe da brincadeira com seu amigo imaginário. Trate o amigo imaginário com respeito e abrace-o no grau que é fornecido pela liderança de seu filho. Lembre-se sempre, porém, de que seu filho fornece a linha da história, não você... ele é o gerente de palco neste jogo particular de fingimento.
Amigos imaginários são bons companheiros. O mundo se torna cada vez maior para uma criança à medida que envelhece e um amigo imaginário pode ajudá-la a navegar por ele. Amigos imaginários podem atuar como companheiros importantes para seu filho durante suas brincadeiras e como guardiões dos segredos de seu filho. Lembre-se de que uma grande parte do crescimento é aprender a se consolar - seu filho descobriu uma maneira engenhosa de fazer isso.
Quando os amigos imaginários se despedirem. Embora se acreditasse que as crianças deveriam começar a liberar seus amigos imaginários entre as idades de três e cinco anos, pesquisas mais recentes indicam que muitas crianças mantêm seus amigos imaginários até por volta dos sete anos. Às vezes, amigos imaginários podem fazer uma saída dramática - como ser atropelado por um carro, mas às vezes eles simplesmente param de aparecer. À medida que seu filho começa a perder seus amigos imaginários, você também pode deixá-los ir.
Todas as coisas boas - incluindo amigos imaginários - com moderação. Se seu filho deseja sair apenas com seus amigos imaginários, e não seus pares da vida real, ou se seu filho diz que seu amigo imaginário o obriga a fazer coisas que ele não quer, então o amigo imaginário é provavelmente indicativo de questões mais profundas. Porém, na maioria das vezes, o amigo imaginário atua como um companheiro que aceita seu filho incondicionalmente e oferece conforto e apoio sem nenhum dos desafios ou ansiedades que ocorrem nos relacionamentos da vida real.
Portanto, relaxe e aproveite o amigo imaginário do seu filho. Antes que você perceba, Pookie terá ido embora e você pode até sentir falta dele!