Como compreender a timidez da criança?

Ressalte como o sorriso do seu filho afeta as outras pessoas
Além disso, ressalte como o sorriso do seu filho afeta as outras pessoas: "Aquele garotinho viu o seu sorriso e veio brincar.

Assistir a um filho tímido, tímido ou hesitante pode ser doloroso. Eles ficam para trás, parecem desconfortáveis ou tensos, choram ou se agarram aos pais. Infelizmente, eles também podem perder a oportunidade de se divertir e experimentar a vida em sua plenitude. Se seu filho é tímido, é provável que ele tenha nascido com uma personalidade mais introvertida e sensível. A última coisa que você quer fazer é tentar transformar seu pequenino em uma borboleta social borbulhante. Além disso, a personalidade e o temperamento natural de uma criança não são algo que você possa mudar. Mas você pode reconhecer as qualidades naturais do seu filho e ajudá-lo a aprender as habilidades necessárias para se sentir mais confortável com os outros. E isso é possível por causa do fato: a timidez não precisa ser debilitante. Aqui estão alguns segredos para ajudar seu filho a ganhar confiança em configurações sociais.

  1. Considere suas expectativas. Eles estão de acordo com as habilidades, pontos fortes e nível de conforto de seu filho? Por exemplo, você já obriga seu filho a se apresentar em público ou o pressiona a se juntar a outras pessoas quando está ansioso? Como você normalmente reage à timidez de seu filho? Se alguém comentar com você sobre a timidez de seu filho, especialmente na frente dele, como você reage? Existe algum comportamento que você possa mudar em você mesmo que possa ajudar seu filho a se sentir mais autoconfiante?
  2. Não empurre! As crianças tímidas são por natureza mais ansiosas. A última coisa que eles precisam é que um pai os empurre para uma atividade muito rapidamente. Na verdade, eles geralmente avaliam as coisas e ganham confiança ao assistir primeiro. Portanto, deixe seu filho verificar as coisas, se acomodar e seguir em seu próprio ritmo.
  3. Incentive a "conversa ocular". Um segredo simples para ajudar seu filho a parecer mais confiante (e menos tímido e ansioso) é usar o contato visual. Não é muito cedo para ensinar o segredo a uma criança. Lembre-se de que as crianças aprendem melhor não contando, mas mostrando. Portanto, ao conversar com seu filho, diga calmamente: "Olhe para mim". Ou "Ponha seus olhos nos meus olhos". Ou "Quero ver a cor dos seus lindos olhos". Reforçando a habilidade e modelando-a regularmente, seu filho começará a usar o segredo sem seu treinamento.
  4. Ensine iniciantes de conversa. Uma maneira de ajudar seu filho a se sentir mais seguro em uma situação é ensiná-lo a coisas simples a dizer ou fazer. Por exemplo, sorria, aperte as mãos ou diga olá. Em seguida, revezem-se para ensaiá-los juntos indefinidamente. Você pode ajudá-lo a praticar "habilidades de fala" com seus bichinhos de pelúcia, fantoches, bonecas, bonecos de ação ou em um telefone de brinquedo. Quanto mais ela praticar as habilidades, mais confiante estará usando as habilidades por conta própria.
  5. Ensaie situações sociais. Prepare seu filho para um próximo evento social, descrevendo o ambiente, as expectativas e os participantes. O segredo é minimizar a situação. Ele não precisa saber muito, mas apenas o suficiente para diminuir a ansiedade. "Sua amiga Sara estará lá." "A mamãe vai comer o seu bolo favorito." "Você pode trazer Teddy com você."
    A última coisa que você quer fazer é tentar transformar seu pequenino em uma borboleta social borbulhante
    A última coisa que você quer fazer é tentar transformar seu pequenino em uma borboleta social borbulhante.
  6. Reforce o sorriso! Uma das características mais comuns de crianças confiantes e queridas é que sorriem e sorriem. Portanto, sempre que seu filho mostrar um sorriso, reforce-o: "Que sorriso lindo!" Além disso, saliente como o sorriso de seu filho afeta os outros: "Aquele garotinho viu seu sorriso e veio brincar. Seu sorriso o deixou saber que você era amigável."
  7. Não microgerencie. Os pesquisadores descobriram que os pais que tendem a encorajar gentilmente e supervisionar vagamente as atividades sociais de seus filhos têm mais sucesso em aumentar suas habilidades de amizade do que os pais que microgerenciam e supervisionam muito de perto. Portanto, tome cuidado para não ditar a situação.
  8. Organize oportunidades de jogo um-a-um. Uma das melhores maneiras de ajudar crianças tímidas a construir confiança social é com "encontros individuais". Este é o momento em que seu filho convida apenas um amigo para uma ou duas horas de jogo para se conhecerem. Desligue a televisão e ocupe os outros irmãos. Esta é a vez de seu filho adquirir habilidades sociais.
  9. Não rotule seu filho. Uma das principais razões pelas quais as crianças são tímidas é porque são rotuladas de tímidas. Nunca deixe ninguém - professor, amigo, parente, irmão, estranho, você - categorizar seu filho como tímido. E se por acaso alguém o fizer, apenas corrija com calma. "Não, ele só gosta de assistir primeiro."
Artigos relacionados
  1. Como usar um monitor de vídeo para bebês?
  2. Como usar uma babá eletrônica digital?
  3. Como escrever um livro para os pais?
  4. Como usar uma cesta de Moisés?
  5. Como aquecer lenços umedecidos?
  6. Quando parar de ficar nu na frente de seu filho?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail