Como superar o ciúme romântico?

O ciúme é uma resposta emocional a uma situação que faz com que o indivíduo se sinta "substituível"
O ciúme é uma resposta emocional a uma situação que faz com que o indivíduo se sinta "substituível".

Para lidar com o ciúme romântico, é preciso ser capaz de entendê-lo e defini-lo. O ciúme é uma resposta emocional a uma situação que faz com que o indivíduo se sinta "substituível". O termo substituível, em essência, é indicativo de inutilidade; nós substituímos os itens porque eles não são mais necessários, estão gastos ou expirados. É instintivamente humano buscar os sentimentos de ser amado, necessário, necessário e desejado e para tanto, quando em um relacionamento amoroso e esses sentimentos estão sendo ameaçados, seja pelas ações do parceiro, seja pelo envolvimento de uma terceira pessoa, ficamos com ciúmes.

Relacionamento anterior formula

O ciúme pode ser uma emoção tão poderosa e avassaladora; pode criar angústia onde antes não havia nenhuma. Por que alguns respondem ao ciúme e outros não? Acredito que essa resposta pode ser encontrada dentro de cada pessoa individualmente. Para alguns, uma experiência de traição em um relacionamento anterior formula uma espécie de 'condição preexistente'. Quando um sentimento de déjà vu é assumido, ele se torna o catalisador ressuscitando emoções associadas; humilhação, medo da perda, infidelidade, falta de autoestima, falta de autoestima.

Outra causa raiz pode ser encontrada quando se volta na infância. Uma família desfeita, o abandono de uma criança, uma criança que foi esquecida ou ignorada podem resultar em um senso geral de necessidade, um cobertor de segurança para a alma emocional. Assim como no cenário de traição, o desejo de estar seguro e nutrido cria uma vulnerabilidade que por sua vez se manifesta como ciúme, caso o sentimento de segurança pareça ameaçado.

Superar o ciúme romântico, uma vez que aparece no relacionamento, pode ser conseguido com a compreensão inicial de sua causa; um telefonema esquecido, madrugadas no escritório, mudança nas circunstâncias habituais, evitação da intimidade (física e emocional) com conversa aberta, um fator chave! Tomar medidas para lidar com cada situação; chegue em casa na hora certa, não esconda o paradeiro ou a companhia com que está, ligue quando quiser, preste atenção um no outro, inicie uma conversa e mostre interesse, todas essas coisas indicam uma disposição para acalmar os medos ter consideração pelo medo já existente e pelo desejo de reconquistar a confiança. São necessárias garantias feitas verbalmente e realizadas com ações.

O aconselhamento é uma opção e muitas vezes uma necessidade se a resolução não puder ser obtida por ambos os parceiros trabalhando juntos ou, alternativamente, se um indivíduo não considerar o processo útil. A orientação imparcial de um profissional pode iniciar um diálogo que de outra forma seria considerado desconfortável.

Artigos relacionados
  1. Como escolher filmes românticos?
  2. Como escolher música romântica?
  3. Como jogar footsie?
  4. Como planejar um primeiro encontro?
  5. Como planejar escapadelas românticas?
  6. Como se preparar para um encontro?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail