Relacionamentos, uma vez agradáveis e doces, sempre podem azedar. Talvez seja a monotonia que torna os relacionamentos enfadonhos e pesados, ou talvez os parceiros percebam que têm muitas diferenças para realmente ficarem juntos como um casal. Às vezes, outros fatores surgem, como terceiros e mudanças na carreira que fazem com que um dos parceiros se sinta negligenciado.
Ouça histórias todos os dias
Você ouve histórias todos os dias sobre seus amigos chorando, perguntando-se como seus relacionamentos poderiam ser salvos. Você os ouve, grato porque seu próprio relacionamento está se saindo muito melhor. Ou é? E se um dia você acordar e descobrir que seu parceiro não está mais a fim de você? E se ele disser que quer fazer as malas e seguir em frente? Você tentará salvar seu relacionamento? Como você pode saber se isso ainda pode ser salvo?
Reserve um tempo para estar consigo mesmo e avalie se realmente deseja salvar seu relacionamento. Vai valer a pena todo o trabalho? Pense e lembre-se das razões pelas quais você ficou com seu parceiro em primeiro lugar. Essas razões ainda existem? Se você não consegue mais senti-los, você acha que eles estão apenas adormecidos em algum lugar, prontos para serem revividos? Se você acha que eles se foram, é melhor pensar duas vezes antes de salvar seu relacionamento.
Se seu parceiro apresentou comportamento abusivo em relação a você no passado, então definitivamente não é uma boa ideia tentar salvar seu relacionamento. Você está melhor sem ele, com certeza. Se você acha que suas diferenças são irreconciliáveis, não negue o óbvio para si mesmo. Salvar o relacionamento será um exercício de futilidade. A mesma coisa acontece se o seu parceiro está habitualmente te traindo. Faça um favor a si mesmo e diga adeus a ele.
Se, no entanto, você sentir que você e seu parceiro ainda têm sentimentos fortes um pelo outro e que passaram algum tempo juntos, vocês vão descobrir o que já tinham antes, isso significa que ainda podem salvar seu relacionamento.
Peça ao seu parceiro para fazer uma curta viagem com você a algum lugar. Pode ser em qualquer lugar, mas uma viagem ao seu local de férias favorito a dois os ajudará a voltar ao clima de estarem juntos. Leve-o para o caminho da memória e lembre-o sutilmente por que vocês gravitavam um em relação ao outro antes. Se ele responder positivamente a esses esforços, você está com sorte e o relacionamento ainda pode ser salvo. Se ele parece estar entediado, talvez seja hora de pegar a estrada. Diga adeus a ele para sempre.
Se há momentos em que ele ainda pode ser muito doce e atencioso com você, então nem tudo está perdido. Talvez ele esteja apenas cansado e estressado de tanto trabalhar, é por isso que ele não pode fazer essas coisas românticas o tempo todo. Se for esse o caso, ajude-o a relaxar. Encontre maneiras de lembrá-lo de que alguém o ama e se preocupa com ele e que ele deve se afastar de sua agenda lotada.
O que quer que você tente fazer para salvar o relacionamento, não o force. Tem que ser uma estrada de mão dupla. Ele tem que querer salvar o relacionamento também. Pratique a paciência o tempo todo e saiba quando declarar a derrota quando nada parece funcionar.