Como aproveitar a vida em apartamentos para idosos?
Carlos Wilson Loureiro
• 4 min de leitura
Apartamentos sênior de propriedade privada estão crescendo em número em várias comunidades, levando a muitas residências e vilas de idosos. Isso é além de moradias de propriedade federal que oferecem vida assistida e vida independente para idosos. Os recursos e serviços oferecidos variam, mas como a maioria é destinada a idosos ativos, serviços de alimentação, limpeza e assistência médica não são comumente oferecidos. Existem apartamentos que oferecem atividades esportivas e divertidas como golfe, tênis e caminhadas, além de outras utilidades, mas todas podem não ser úteis para idosos.
Desfrute de uma vida independente para idosos
A terceira idade é o período em que geralmente aumentam os problemas de saúde. É também a altura em que os idosos têm de viver sozinhos, embora os seus amigos e familiares os possam visitar de vez em quando. Nesse caso, ainda existem razões para desfrutar de uma vida independente para os idosos. É impossível evitar o envelhecimento, mas isso não significa que você não pode mais aproveitar a vida. Então, veja como aproveitar a vida em apartamentos para idosos e obter o melhor da velhice.
Estar ocupado. Na velhice, a escolha é se desgastar ou enferrujar. A deterioração da condição física é esperada em uma idade avançada, mas seria melhor passar por isso estando ocupado do que apodrecendo na cama. Isso é o que George Burns, Bob Hope e Vovó Moses fizeram, e isso inspirou muitos idosos, conforme documentado em vários programas de TV.
Mova-se e alongue-se. O alongamento pode ser a maneira mais fácil de se exercitar. Além do alongamento, uma caminhada simples também pode ser de grande ajuda. Isso pode ser feito junto com outros residentes seniores na comunidade do seu apartamento. Este exercício simples também pode diminuir a quantidade de toxinas corporais que podem ter se acumulado no corpo. Também sintoniza e tonifica os músculos, especialmente o coração e os ossos.
Sem estresse. O estresse é o culpado número um pela deterioração da saúde física e mental, especialmente para os idosos. Ele diminui o fluxo de sangue para os neurônios, diminuindo assim a capacidade de aprendizado e a evocação da memória. Para combater o estresse, você pode praticar ioga e outras formas de meditação. Caminhar todas as manhãs em sua residência sênior ou tocar uma música suave e relaxante também pode fazer maravilhas.
Comer saudável. Mais tarde, o corpo precisa de suporte não apenas para combater doenças, mas também para manter a força dos músculos e ossos. Peixes, frutas e vegetais devem ser constantemente incluídos nas refeições diárias, especialmente aquelas que são ricas em cálcio e fibras. Claro, beba bastante água para o fluxo adequado e eficiente desses nutrientes.
Você está velho e essa é a verdade. Aceitar a realidade lhe dá liberdade do estresse e do medo. Envelhecer faz parte de uma vida longa. É algo de que você não pode escapar se realmente estiver destinado a estar lá. Como disse Marcus Sêneca, os anos de declínio gradativo são os mais doces da vida do homem, pois é o momento em que o conhecimento acumulado se transforma em sabedoria, que por sua vez deve ser compartilhada com as pessoas que fizeram parte de sua vida.
Na verdade, a velhice é inevitável. Cabe a você aproveitar a vida em apartamentos para idosos. Ninguém, mesmo o mais rico, o mais forte ou a pessoa mais bonita, pode fugir ou se esconder dessa dura realidade da vida. É por isso que é preciso aproveitar ao máximo cada momento, vivê-lo ao máximo para que, ao olharmos para trás, para esses momentos, não tenhamos nada além de um sorriso no rosto. E, finalmente, podemos dizer: "é realmente uma vida vivida dignamente. Muito bem."