Os almoços são um ótimo momento para você conversar com a família, amigos e até mesmo parceiros de negócios e associados no trabalho. O problema com as datas de almoço, porém, é que geralmente não dura mais do que uma hora. No máximo, você tem uma hora e meia para o almoço. Veja como você pode aproveitar ao máximo seu tempo limitado e ser um bom acompanhante para o almoço.
Planejando com antecedência. Em primeiro lugar, você precisa ter certeza de ter acertado os detalhes do seu almoço com bastante antecedência. A última coisa que você quer no seu encontro de almoço é perguntar à outra pessoa onde vocês dois vão almoçar. Provavelmente, a outra pessoa pedirá que você escolha o restaurante por cortesia. Para evitar isso, você deve pedir sugestões com antecedência e, se a outra pessoa pedir que você faça a escolha, escolha com antecedência. Faça reservas se necessário, para que tenha lugares garantidos no restaurante onde planeja almoçar.
Pagando pela data. Lembre-se de que os almoços são geralmente muito menos formais e geralmente um caso entre amigos. Por isso, certifique-se de pagar por suas próprias refeições, a menos que especificado de outra forma pelo amigo que o está levando para almoçar. Claro, também é possível que você tenha um acordo prévio com seu amigo, como que você pague pelo almoço atual e que a outra pessoa pague pelo próximo almoço. Certifique-se apenas de que conhece o esquema de pagamento e de que o seu acompanhante não deve pagar todas as datas de almoço.
Comunicação. Uma das melhores coisas sobre os encontros para almoçar é que você pode conversar e compartilhar seus sentimentos com os amigos. Por isso, você precisa se certificar de que há linhas claras e abertas de comunicação com amigos durante o almoço. Certifique-se de oferecer algumas informações novas sobre você, mas, ao mesmo tempo, pergunte como a outra pessoa está. Lembre-se de que uma conversa deve ser uma troca entre duas pessoas. Não há necessidade de ninguém monopolizar a conversa. Se perceber que está monopolizando a conversa, pare e deixe a outra pessoa falar. Esperançosamente, seu par também saberá que não deve falar sem parar sobre si mesmo. E se ele for o tipo de pessoa que fala sem parar sobre si mesmo, pelo menos você saberá que não deve convidá-lo para um almoço na próxima vez.
Manter o controle. Lembre-se de anotar as datas de almoço programadas com a família e amigos. Hoje, muitas pessoas usam os almoços para se reunir com os amigos, apesar da carga de trabalho e da agenda lotada. Como a data do almoço é uma de suas poucas oportunidades de conversar com os amigos, certifique-se de manter um registro das datas do almoço. Tanto quanto possível, você deve criar uma rotina. Por exemplo, a primeira e a terceira segunda-feira do mês podem ser datas de almoço com a pessoa X. Ou, todas as sextas-feiras, você almoçará com a pessoa B.
Com essas etapas, você poderá ter almoços eficientes e muito divertidos com sua família e amigos.