Um chá de bebê é um evento maravilhoso para qualquer mãe nova ou grávida. Ainda assim, existem muitas orientações e regras não ditas sobre a prática de chuveiros de bebê - desde quem deve lançar o chuveiro até quem deve ser convidado. Aqui estão algumas dicas sobre como seguir a etiqueta do chá de bebê:
Jogando o chuveiro. O chá de bebê geralmente é oferecido por uma amiga íntima ou parente da futura mamãe. Se você não tem certeza se deve dar banho em um amigo seu, provavelmente não deveria.
Pagar a conta. Geralmente, como em qualquer outra festa, a dona de casa deve arcar com as despesas de alimentação, bebidas e decoração do chá de bebê. Isso não quer dizer que a anfitriã não deva aceitar ajuda ou delegar responsabilidades a outras pessoas. É perfeitamente aceitável aceitar as ofertas dos hóspedes para trazer aperitivos ou outros itens.
Quando tomar banho. Os chuveiros costumam ser realizados um a dois meses antes da data prevista para o nascimento do bebê. É claro que, se a futura mamãe está grávida de gêmeos ou trigêmeos, convém interromper o banho ainda mais cedo, pois vários bebês costumam nascer prematuramente. Para mães supersticiosas que não querem receber muitos itens do bebê antes de o bebê nascer, não há nada de errado em fazer o chá de bebê ou uma comemoração um ou dois meses após o nascimento do bebê.
Chuveiros para mães que passam pela segunda vez. Anos atrás, era considerado impróprio dar um chá de bebê para uma mãe que estava se casando pela segunda vez. Este não é mais o caso. Um banho é uma celebração maravilhosa para qualquer futura mãe - seja o primeiro ou o quinto filho! Obviamente, uma mãe de primeira viagem provavelmente precisa de mais coisas para seu bebê do que uma mãe experiente, mas um banho não é apenas sobre os presentes - é sobre compartilhar tempo com a família e amigos para comemorar uma ocasião feliz.
Quem convidar. É aconselhável pedir a ajuda do pai do bebê ou da melhor amiga da futura mamãe para fazer a lista de convidados para o banho. Se o banho não for uma surpresa, você pode até perguntar à futura mamãe quem ela gostaria de convidar. Pergunte antes de convidar vizinhos e colegas de trabalho, para ter certeza de que não estão planejando um banho próprio. Além disso, os chuveiros não são mais apenas para mulheres. Na verdade, os chuveiros de casais são bastante comuns e são uma boa mudança em relação aos chuveiros exclusivos para meninas de antigamente. Considere convidar alguns caras para animar um pouco o banho (ou para fazer companhia ao futuro pai).
Etiqueta do registro. Se a futura mãe se registrou para comprar itens para bebês em uma loja de materiais para bebês ou de departamentos, é importante passar essa informação aos convidados. Inclua um cartão de registro no convite para que os convidados saibam onde comprar os presentes e o que a futura mamãe ainda precisa. Ao comprar itens fora do registro, certifique-se de excluí-los da lista principal para que a futura mamãe não receba presentes duplicados. Se você comprar um item de registro em outra loja, ainda assim deverá pedir à loja de registro para marcar o item como comprado.
Evite monogramas. Além disso, mesmo que o casal tenha escolhido um nome para o bebê que está para nascer, evite comprar presentes para o banho com monograma ou personalizados. De vez em quando, as pessoas mudam de ideia sobre o nome de seu bebê depois que ele nasce, portanto, não se preocupe e espere para dar presentes personalizados até o bebê nascer e receber um nome.
Dicas rápidas:
Existem muitas diretrizes e regras tácitas sobre chás de bebê - aqui estão algumas dicas!