Como se libertar da unidade familiar disfuncional?
Sra. Isabella Ivana Lovato
• 4 min de leitura
Discussão, abuso e má conduta constituem uma família disfuncional. Qualquer um desses elementos faz com que um membro da família sofra. O sofrimento será gradativamente transmitido aos demais membros da família até o momento em que toda a família seja arrasada. Isso iniciará o padrão familiar disfuncional em casa. Na maioria das vezes, o alcoolismo, o vício e o abuso de substâncias resultam em uma família disfuncional. Alguns também afirmam que os pais imaturos causam uma família disfuncional. Se você está no ciclo de uma família disfuncional, aqui estão algumas maneiras de quebrá-lo:
Determine a causa. A maneira mais útil de impedir algo é lidando com suas raízes. Abra seus olhos. Aqui estão alguns ângulos com os quais lidar. Observe a rigidez das regras familiares. As regras são muito rígidas? Observe o nível de discussão dentro de sua casa. A tensão está mais alta do que o normal? Veja se há comunicação entre pais e filhos. Os pais conversam e confiam em seus filhos e vice-versa? Observe a família. Depois de ver as raízes de ter uma família disfuncional, arranque-as imediatamente. Você pode fazer isso sozinho, mas será mais fácil se procurar a ajuda de seus familiares.
Acione o processo de mudança. Na maioria das vezes, as pessoas resistem à mudança. O mesmo se aplica a indivíduos de famílias disfuncionais. Eles acham difícil lidar com as transições. Lembre-se de que você não é responsável por consertar sua família. Você deve se lembrar que a mudança deve começar dentro de você, não com os outros. Você é responsável por instituir a mudança que deseja. Não aja como um paciente paralisado esperando a mudança de sua família. A mudança não pode ocorrer com um clique. Seja paciente.
Evite os fatores que causam uma família disfuncional. Se você deseja iniciar a mudança, certifique-se de evitar, do contrário, previna problemas familiares. Seja o primeiro a impedir o abuso físico de qualquer um ou de todos os membros da família. Previna o abuso emocional. Bloqueie a possibilidade de mau comportamento sexual e abuso na família. Ajude sua família a cortar dieta e / ou alimentação obsessiva. A família também deve parar com o excesso de trabalho incontrolável, jogos de azar e dependência química.
Auto-monitorar. Você deve monitorar a si mesmo primeiro. Por exemplo, mesmo se você quiser, não deve voltar para casa bêbado. Estar bêbado aumenta a chance de você perder o controle e abusar de seus filhos. A melhor maneira de se automonitorar é examinar os possíveis sinais de violência. Não deixe a violência explodir e controlar você. Se você deixar a violência escapar uma vez, o ciclo continuará. Você e sua família viverão em uma casa de violência.
Procure um sistema de apoio. Libertar-se é difícil se você tentar fazer isso sozinho. Procure a ajuda de um grupo de apoio. Este grupo deve constituir um número de pessoas que saibam como valorizar os limites. As terapias de grupo administradas a uma família disfuncional ajudarão no seu processo de libertação. Se você deseja uma sessão mais pessoal, escolha uma terapia individual. Eventos sociais ou clubes podem ser uma boa fonte de sistema de apoio. Sua associação religiosa pode ajudar. Você também pode consultar associações governamentais e não governamentais para ajudá-lo.
Para se libertar, é preciso coragem. Seja o único a começar. Você ainda tem tempo para salvar sua família e os filhos de seus futuros filhos do perigo e da violência. No final, você verá que é gratificante pensar que contribuiu para mudar e tornar o futuro de sua família melhor e mais brilhante.