Os brinquedos infantis de madeira têm um apelo clássico, mas oferecem durabilidade e alta qualidade. A maioria das pessoas tem boas lembranças de brincar com blocos de construção de madeira na infância, mas existem muitos outros tipos de brinquedos de madeira. O que você deve procurar e onde comprar brinquedos de madeira para crianças?
Adequado à idade: como acontece com qualquer brinquedo, certifique-se de que os brinquedos de madeira que você escolher sejam adequados para a idade das crianças. Escolha brinquedos que seu filho esteja pronto para manusear em termos de desenvolvimento. Ele pode operar qualquer peça móvel? É muito pesado para ele levantar sem deixá-lo cair? Ele entende os objetivos ou conceitos? Pode ser perigoso dar um grande brinquedo de madeira a uma criança se ela ainda não estiver pronta para isso. Por exemplo, conjuntos de contas de madeira com peças pequenas que são perfeitas para crianças de quatro ou cinco anos são potenciais riscos de asfixia para crianças de dois anos. Sugestões de brinquedos de madeira para várias idades:
18 meses-3 anos: Caixas de nidificação de madeira, blocos de construção, quebra-cabeças, brinquedos de montar e anéis de empilhamento.
3-5 anos:Conjuntos de trem de madeira, outros veículos de madeira, comida de brinquedo, vagões, laços de animais e contas, Tinker Toys, relógios de aprendizagem, jogos de rima e ortografia.
Mais de 6 anos: Lincoln Logs, jogos de tabuleiro de madeira, kits de carimbos de borracha, labirintos, estênceis, modelos de madeira, como esqueletos ou veículos de dinossauros, kits de artesanato, Tangrams.
Artesanato: quando você seleciona brinquedos de madeira, olhe para o trabalho que foi usado para fazer o brinquedo. A madeira está bem lixada e lisa ou apresenta manchas ásperas? Os cantos afiados foram chanfrados ou curvados para reduzir possíveis lesões? Se a madeira é estratificada, como folheado, ela está descascando ou é bonita e solidamente construída? A tinta parece bem aderida ou está descascando ou riscada? Certifique-se de que o brinquedo parece bem projetado e construído e atende aos seus padrões pessoais.
Cuidado com os brinquedos de madeira antigos: Embora os brinquedos de madeira antigos possam ser muito charmosos, eles devem ser considerados itens de coleção e não brinquedos. Porque? Alguns deles podem ter sido feitos com produtos químicos - como tinta à base de chumbo - que não são seguros para crianças. Além disso, os brinquedos antigos não estavam sujeitos às mesmas inspeções de segurança e classificações que usamos hoje. Certamente, você não quer arriscar que seu filho coloque chumbo ou uma pequena parte na boca de um brinquedo antigo inseguro. Esses cuidados se aplicam a brinquedos comprados em outros países também, uma vez que alguns países não têm regulamentos tão rígidos quanto os da Europa.
Selecionando brinquedos de madeira: Então, agora você sabe o que procurar em um brinquedo de madeira, mas que tipo você deve comprar? Quase qualquer tipo de brinquedo pode ser encontrado em uma versão de madeira. É claro que alguns clássicos são quebra-cabeças, brinquedos de construção, brinquedos de puxar, brinquedos de montar e trens. É claro que os interesses de seu filho irão impulsionar suas compras de brinquedos. Tem um chef de brotamento? Você pode encontrar belos conjuntos de cozinha de brinquedo de madeira. Se o seu filho gosta de brincar com bonecas, você não poderia errar com uma casa de boneca e móveis de madeira. Ou escolha um conjunto magnético de "boneca de papel" de madeira que tenha bonecas que seu filho possa vestir e enfeitar como quiser. Quer dar ao seu fã de Lego um gostinho da sua infância? Experimente um conjunto de Tinker Toys ou Lincoln Logs para diversão de construção clássica. Você também pode encontrar brinquedos educativos de madeira para contar, aprender letras e para brincar de manipulação.
Cuidado:
Se você não tem certeza de que um brinquedo de madeira é seguro para seu filho, é melhor ter cuidado e escolher um produto alternativo.
Dicas rápidas:
Os brinquedos de madeira costumam custar mais do que os de plástico, mas valem o dinheiro em termos de qualidade e durabilidade.