Como escrever um testamento se você for casado com filhos?
Dr. Isabel Ariadna Verdara
• 3 min de leitura
Embora escrever um pareça macabro, é importante resolver seus problemas caso algo desagradável aconteça com você. Um testamento é um documento que determina como seus bens e propriedades serão divididos entre seus parentes mais próximos e evitará brigas internas entre sua família devido à rivalidade entre irmãos e ciúme. Morrer sem testamento, ou sem deixar testamento, deixará sua família em disputa, e a maior parte de sua riqueza irá para os litigantes e o coletor de impostos.
Aqui estão algumas dicas para escrever um testamento se você for casado e tiver filhos:
Consulte um especialista jurídico. Um advogado pode conhecer as particularidades das leis de herança em sua região e pode ajudá-lo a evitar as armadilhas de fazer e fazer cumprir um testamento, bem como reduzir suas obrigações fiscais após sua morte. Peça a seus colegas para recomendar um advogado ou procure um online. Você pode usar um site para redigir seu próprio testamento, mas contratar um advogado oferece a melhor chance de fazer um testamento à prova de idiotas que será difícil de contestar em tribunal.
Planeje a distribuição de itens específicos. Uma herança de família, joias valiosas e obras de arte não podem ser facilmente divididas entre os herdeiros, então você deve decidir qual pessoa receberá depois de sua morte.
Crie um fundo fiduciário para membros da família menores de idade. Os menores ainda não são maiores de idade e, portanto, sua herança deve ser protegida por um fideicomisso. Inválidos e parentes idosos também podem ser sustentados por meio de um fundo fiduciário, que pode pagar as taxas de internação ou lar de idosos. Certifique-se de que os membros do conselho de curadores sejam dignos de sua confiança.
Decida sobre casos especiais. Talvez você queira deixar algo para sua instituição de caridade favorita, ou você tem enteados ou filhos ilegítimos. Um testamento pode garantir que seus desejos sejam realizados.
Selecione um executor. Um testamenteiro é um indivíduo com o direito legal de fazer cumprir seus desejos e organizar sua herança após sua passagem. Amigos e parentes próximos podem atuar como executores, mas como o papel carrega uma grande responsabilidade, eles têm o direito de recusar seu pedido.
Considere um testamento em vida. Este documento legal é uma lista de instruções para entrar em vigor caso o indivíduo seja incapaz de se comunicar, como um coma ou demência. Um testamento vital pode cobrir a remoção do suporte vital ou deixar as decisões para um parente próximo em particular.
Faça provisões para revisões nos próximos anos. Não espere que o primeiro rascunho seja o seu testamento final. Seus bens podem mudar, assim como sua mente, seu estado civil, sua área de residência e outros fatores que podem invalidar seu testamento anterior. Além disso, sua esposa e filhos podem desagradá-lo no futuro, e você deve reduzir a herança deles para seu próprio bem-estar.
Caixa de depósito seguro
Não espere até que você esteja perto da morte para escrever um testamento. Quando você tem um negócio e uma fortuna considerável, escrever um testamento deve ser incluído em sua lista de coisas a fazer. Um testamento também pode cobrir seus preparativos para o funeral, como a decisão de cremação. Depois de redigir seu testamento, faça várias cópias e guarde-o em local seguro, como o cofre de um banco.