Como organizar o assento do casamento para uma recepção?
Dr. Isabel Ariadna Verdara
• 4 min de leitura
Ao planejar a disposição dos assentos do casamento, ajudará o planejador do casamento e os coordenadores do local se você puder fornecer informações adicionais sobre os convidados em termos de seu relacionamento com o resto dos convidados, suas preferências, sejam eles fumantes ou não, necessidades especiais especialmente para os membros mais velhos da comitiva do casamento. Caso contrário, aqui estão algumas regras que você pode seguir.
A mesa principal ou superior é reservada para a festa nupcial. O padrinho senta-se ao lado da mãe do noivo que está sentado ao lado do pai da noiva, e depois a noiva e o noivo seguidos pela mãe da noiva, depois o pai do noivo antes da dama de honra. Se os pais forem divorciados, você deve incluir os novos cônjuges na mesa principal.
Você pode optar por não usar uma mesa principal e apenas ter um grupo especial de mesas próximo ao topo e ao centro do local onde os noivos podem ter sua própria mesa cercada pela festa nupcial em suas próprias mesas.
As pessoas tendem a se agrupar porque se sentem mais seguras e confortáveis dessa forma, mas isso as impede de se misturarem com outros convidados. Para criar um equilíbrio, misture convidados que têm interesses em comum e podem conhecer algumas pessoas no grupo.
Não atribua uma mesa separada para convidados individuais. Misture-os com algumas pessoas mais velhas que eles possam conhecer e alguns adolescentes. Não é uma boa ideia anunciar aos outros convidados que eles são solteiros, especialmente em uma recepção de casamento. Se você estiver usando uma mesa redonda ou retangular, a regra é sentar alternadamente um homem e uma mulher.
As crianças devem sentar-se com os pais e isso deve ser levado em consideração. As crianças mais velhas podem sentar-se com convidados solteiros e alguns convidados que vieram sozinhos. Outros preferem ter todos os filhos agrupados em uma mesa. Se for esse o caso, certifique-se de que há alguém com autoridade para cuidar deles. Eles também devem receber alguns brinquedos e jogos para evitar que fiquem entediados e barulhentos.
Seja atencioso com os idosos. Forneça-lhes uma mesa longe da fonte de música ou perto da cozinha / despensa.
Da mesa principal, as próximas mesas devem ser atribuídas a familiares próximos e amigos da noiva e do noivo.
Adicione mesas e assentos extras para convidados inesperados que também queiram se sentar. Não se esqueça de atribuir mesas a todos os que ajudaram.
Não coloque as mesas muito próximas umas das outras de modo que as pessoas que estiverem andando ou encontrando lugares esbarrem nas costas das cadeiras ou, pior, em uma mesa.
Você tem a opção de apenas atribuir uma mesa a um grupo de convidados ou atribuir uma mesa e um assento exato para cada convidado. Atribua um número para cada mesa ou um nome que se ajuste ao tema do casamento. Os cartões de visita devem ser impressos de forma legível e colocados perto do guardanapo ou no prato de cada configuração de mesa. Imprima um plano mestre de assentos e cole-o próximo à entrada para que os convidados possam consultá-lo ou como uma referência para os porteiros e recepcionistas sobre para onde conduzir os convidados.
É necessário um planejamento cuidadoso para criar uma disposição dos assentos para uma recepção de casamento que fará com que todos os convidados se sintam à vontade e incentivem uma conversa. Quem sabe, alguns podem até encontrar seu companheiro através do pensamento que você colocou sobre a sua maravilhosa disposição dos assentos.