Há muito a considerar ao planejar um casamento: o salão, as flores, os vestidos da dama de honra. O elemento mais importante é a própria cerimônia. Se você vai se casar em uma igreja católica, há diretrizes específicas a serem seguidas para garantir um dia solene e memorável.
- Quase imediatamente após o noivado, você deve entrar em contato com a igreja católica onde deseja realizar a cerimônia de casamento. Muitas igrejas católicas exigem pelo menos seis meses de notificação.
- Todas as igrejas católicas têm os mesmos requisitos mínimos básicos para o planejamento de um casamento. Uma delas é que os noivos devem fazer aulas pré-Canna, que têm como objetivo preparar os casais para o casamento. Coordenadas pela diocese, as aulas pré-Canna são geralmente ministradas por uma freira ou um padre, bem como por alguns casais que compartilham seus conselhos e experiências matrimoniais. Vários noivos frequentam as aulas pré-Canna ao mesmo tempo, e geralmente acontecem no fim de semana. Pergunte à sua paróquia ou ligue para a diocese para saber as próximas datas.
- Depois de se inscrever para as aulas pré-Canna, marque uma reunião com o padre que fará a cerimônia de casamento católico. Ele o ajudará a escolher a primeira e a segunda leituras para a Missa. Geralmente, há duas ou três opções disponíveis. O padre vai pedir que você pense sobre os convidados que você gostaria que fizessem as leituras. Eles devem ser católicos, mas não precisam ser membros de uma paróquia em particular. O padre também perguntará se você gostaria de homenagear Maria durante o casamento. Esta é uma bela parte de um serviço de casamento católico em que a noiva coloca uma rosa diante da estátua de Maria enquanto o coro canta "Ave Maria".
- Uma vez que os detalhes da missa estejam organizados, você deve se reunir com o diretor do coro, organista ou solista para escolher as seleções musicais. Você pode selecionar melodias tradicionais para sua entrada e saída, junto com canções católicas padrão para as porções de ofertório e comunhão. Dependendo dos ditames da igreja, você também pode selecionar uma ou duas canções não religiosas para serem tocadas após a comunhão ou no final da missa.
- À medida que se aproxima a hora do casamento, você se encontrará novamente com o padre e o diretor do coro para revisar e tomar as decisões de última hora. Neste ponto, porém, você completou a maioria das tarefas necessárias para planejar um casamento católico.
Agora, relaxe (se puder) e prepare-se para comemorar o dia especial do seu casamento.