Como economizar dinheiro em um fotógrafo de casamento?
Paulo Bruno Fernandes
• 4 min de leitura
As três principais despesas do casamento são geralmente o local do casamento, o vestido de noiva e o fotógrafo. Quando tanto tempo, esforço, dinheiro e amor foram investidos neste dia tão especial, é compreensível que se queira que ele seja preservado lindamente no filme. No entanto, existem maneiras de economizar dinheiro significativo em um fotógrafo de casamento sem sacrificar a qualidade.
Estudantes universitários - se sua faculdade local tem um programa de arte, é altamente provável que eles tenham um programa de fotografia dentro dele. Ligando para o diretório da faculdade, você pode obter os nomes dos professores de fotografia ou chefes de departamento. Quando você chegar a eles, pergunte se eles têm alunos de nível sênior que são excelentes em ação e fotografia de retratos. Muito provavelmente, eles serão capazes de fornecer as informações de contato de alguns alunos brilhantes e talentosos que têm o treinamento para tirar belas fotos sem cobrar um braço e uma perna.
Lista de Craig - Muitos fotógrafos iniciantes anunciam neste site. Esses fotógrafos costumam oferecer ótimos negócios se você permitir que usem suas fotos para ajudar a construir seus portfólios profissionais.
The knot - Este site é um recurso incrível para casamentos e inclui listagens para fotógrafos locais, tanto os que têm um estúdio como os freelancers. Isso lhe dará uma ótima idéia de quem está lá fora em sua área para que você possa comparar os preços. Se você quer economizar, sua melhor aposta é contratar um fotógrafo autônomo que não tenha um estúdio. Isso evita taxas elevadas devido à alta sobrecarga.
Pergunte por aí - Muito provavelmente, você tem um amigo, parente ou colega de trabalho que conhece um bom fotógrafo. Pode ser alguém que eles tenham usado no passado ou que conheçam pessoalmente. Muitas vezes, uma conexão pessoal pode ajudar a obter uma grande redução de preço ou fornecer uma pista para um fotógrafo que talvez não faça propaganda para o público em geral.
Fotos de nível profissional
Ao lidar com um fotógrafo amador ou estudante, há algumas coisas que você pode fazer para garantir que ainda obterá fotos de nível profissional a um preço razoável.
Peça para ver um portfólio - a maioria dos fotógrafos sérios terá uma coleção de fotos que já fizeram no passado. Peça para ver seus trabalhos, especialmente fotos de ação, cândidas e retratos. Isso lhe dará uma ideia clara do nível de habilidade e do estilo pessoal de fotografia do fotógrafo.
Solicite referências - Mesmo que o fotógrafo não tenha feito muitos trabalhos profissionais, ele ainda deve ser capaz de fornecer nomes de pessoas que trabalharam com ele em vários projetos, como professores, ou amigos e familiares.
Faça uma corrida prática - Pergunte ao fotógrafo se ele gostaria de fazer algumas fotos práticas no local do casamento. Desta forma, o fotógrafo pode ver se haverá algum desafio de iluminação no local, e permitirá que você o veja em ação. Certifique-se de fazer isso bem antes do evento, então, se você não estiver satisfeito com o desempenho dele, encontre outro fotógrafo em quem se sinta mais confiante.
Certifique-se de saber o que está recebendo - Certifique-se de revisar todos os detalhes do que está incluído na taxa do fotógrafo. Alguns fotógrafos incluem as impressões, alguns apenas fornecem provas. Alguns cobram extra para ficar além de um determinado número de horas. Certifique-se de deixar claro o que deseja e o que espera do fotógrafo, para que ele não tente cobrar taxas adicionais quando o trabalho for concluído.
Embora encontrar um fotógrafo que cobra menos possa exigir um pouco mais de trabalho, vale a pena economizar milhares de dólares no custo do seu casamento. Apenas tome cuidado e certifique-se de que você continua obtendo qualidade enquanto economiza dinheiro.