Saiba mais sobre este elemento único da moda feminina
Um bustiê, às vezes também chamado de viúva alegre ou sutiã longo, é uma peça de roupa usada por mulheres há séculos. Ele se ajusta firmemente ao torso, enquanto tiras de material rígido conhecidas como desossa criam uma estrutura que afina a cintura e apóia e realça o busto.
Aqui estão algumas dicas para usar um bustiê bem:
Obtenha o tamanho correto do copo. O elemento mais importante de um bustiê é o tamanho do copo. Se o sutiã se encaixa bem, o resto pode ser ajustado para caber no seu quadro. Um montador de sutiã profissional pode ajudá-lo a ajustar um bustiê da mesma forma que você ajusta um sutiã. Lembre-se de que não importa o quanto você se apaixone por um bustiê em particular, se o copo não couber bem quando você o comprou, ele nunca caberá em você corretamente
Pense em abundância. Bustiers têm a ver com abundância - pense em cornucópia, transbordamento, derramamento ou qualquer palavra que funcione para você trazer à mente uma sensação de abundância no departamento de baús. Esse conceito (ou ilusão) é o que o bustiê deve criar; se comprimir ou achatar seu tórax, você não encontrou o ajuste certo. A desossa é o material rígido que cria a forma e a estrutura da roupa. Mulheres cheias precisarão de um pouco mais de desossa no corpete e na copa, enquanto as mulheres menos cheias podem usar painéis de malha. Boning recebeu o nome de suportes que eram originalmente feitos de (você adivinhou) osso e, às vezes, madeira e até mesmo aço flexível. Hoje em dia, a desossa é feita de plástico.
Bustiers clássicos. Um bustiê clássico é sem alças, embora haja uma miríade de variações sobre o tema bustiê sem alças, algumas das quais incluem alças (removíveis, fora do ombro, espaguete e assim por diante). Bustiers também são considerados roupas íntimas femininas porque são a roupa íntima perfeita para vestidos sem alças, já que não apenas apoiam o peito, mas tendem a afinar a cintura também. No mínimo, essa roupa íntima evita que seções feias de gordura se espalhem na cintura ou na linha do quadril de uma peça de roupa. Se precisar de compressão na região da cintura, compre um bustiê mais longo, mas se você for magro na barriga, pode ir com um estilo mais curto.
Encerramentos. Os corpetes são tradicionalmente apertados nas costas por meio de laços em zigue-zague (renda, barbante, couro ou fita), fechos de gancho e olho e / ou zíperes, mas esses fechos podem ser desafiadores quando vestindo sozinho. Muitos agora são feitos com fechos frontais para o faça-você-mesmo.
Escolha de tecido. Os corpetes vêm em praticamente qualquer tecido que você possa imaginar - veludo, algodão, couro, lycra, jeans, PVC, uretano e até lona. Considere o seu conforto, pois o tecido ficará bem próximo à sua pele e cobrirá a maior parte do seu torso; se você tem pele sensível, provavelmente deve escolher um tecido que respire. Lembre-se de que provavelmente você também suará, o que pode deixar alguns tecidos mais desconfortáveis do que outros (por exemplo, PVC).
Dentro ou fora? É um desgaste interno ou externo mais corpulento? Muitos são projetados especificamente para serem usados no boudoir, como roupas íntimas, mas isso não impediu que certas pessoas os usassem fora de casa. Lady Gaga já respondeu a esta questão de moda feminina para si mesma; para o resto de nós, é realmente uma questão de gosto. Se você planeja usar o bustiê, é melhor escolher um que seja adequadamente resistente e tenha um pano cobrindo a parte externa das xícaras.
Accessorize. Um corpete é uma peça de roupa muito feminina. Uma cinta-liga e meias altascombinando podem completar o visual, enquanto saltos altos, luvas até os cotovelos e um boá de penas podem levá-lo por cima e para baixo do outro lado novamente. O fato é que, para muitas pessoas, um bustiê é apenas o ponto de partida para uma noite dentro ou fora.
Manuseie com cuidado. Embora pareça que não deva ser dito, nesta época de lavagem e desgaste, nunca é demais mencionar que os bustiers requerem um tratamento especial devido à sua desossagem. Nunca jogue um na máquina de lavar; lave-o com cuidado à mão e deixe-o secar ao ar. Ocasionalmente, um bustiê terá ossos que podem ser removidos; se for o caso, remova a desossa antes de limpar.
Você já se perguntou por que os bustiers também são chamados de viúvas alegres? Embora seja tentador inventar uma história sobre o efeito dessa vestimenta sobre o marido, a verdade é que se trata do filme de 1952, "The Merry Widow", estrelado por ninguém menos que a rainha da fundação Lana Turner. Maidenform aproveitou os conhecidos ativos de Turner ao nomear uma vestimenta de base com o seu nome, e o nome pegou.