Como escolher o sabonete natural para peles sensíveis?
Eduarda Alves de Paiva
• 3 min de leitura
Se você tem pele sensível, confie que não ficará sem produtos para a pele para experimentar. O problema, entretanto, é que muitos dos produtos no mercado são feitos de ingredientes sintéticos e químicos, então você não tem certeza se eles podem realmente beneficiar sua pele. Então, por que não experimentar um sabonete natural? Feito com ingredientes orgânicos, o sabonete natural pode deixar sua pele com aparência saudável sem expô-la a ingredientes agressivos. Veja como escolher um sabonete natural para sua pele sensível.
Conheça os ingredientes. Um sabonete natural deve ser feito exclusivamente de ingredientes naturais; o que significa que os ingredientes devem ser extraídos diretamente de plantas reais, como coco, baga, girassol e palma. Entenda que alguns sabonetes naturais são rotulados como tal apenas porque são feitos à mão e não porque são feitos de ingredientes naturais, portanto, tenha cuidado com esses tipos.
Considere a fragrância. O melhor sabonete natural deve ser aromatizado com óleos essenciais. Esses óleos não apenas deixarão sua pele macia e revitalizada, mas também terão benefícios relaxantes. Fique longe de sabonetes que afirmam ser naturais, mas têm fragrâncias sintéticas, pois tendem a irritar a pele sensível.
Descubra se há glicerina. A glicerina é um agente hidratante encontrado em sabonetes naturais feitos à mão, mas muitas vezes falta nos sabonetes comerciais. É produzido no chamado processo de saponificação - processamento manual e frio de sabões - durante o qual a soda cáustica é combinada com óleos naturais. A glicerina faz bem à pele, pois deixa a pele hidratada, evitando o ressecamento da pele. Se você vir glicerina no rótulo do produto, o sabonete é provavelmente uma boa compra.
Conheça os corantes. Leia o rótulo do produto do sabonete. Se você ver que foi feito com corantes sintéticos, pode ser uma indicação de que não é puramente natural. Um bom sabonete natural deve ser colorido com corantes naturais ou com a substância de cor de seu ingrediente principal. Portanto, o sabonete de tomate deve ser laranja por causa do extrato de tomate e não por causa de um corante sintético. A mesma coisa se aplica ao sabonete de amora-preta, sabonete de azeite e outros tipos de sabonete natural.
Procure um vendedor de confiança. Tente não se apaixonar por vendedores que afirmam oferecer sabonetes totalmente orgânicos. Você quer ter muita, muita certeza, porque nem todos eles realmente vendem o que afirmam vender. O sabonete mais natural deve ser feito com ingredientes 100% naturais e 100% artesanais. Leia sobre o vendedor ou o fabricante, se puder. E descubra todos os detalhes sobre os produtos. Leia análises de produtos também. Você se livrará de extrema frustração se pesquisar antes de comprar.
Descubra o preço. Como os sabonetes naturais passam por um processo mais tedioso, eles tendem a ser mais caros do que os sabonetes de base química. Portanto, você deve considerar quanto está disposto a pagar. Em qualquer caso, você pode confiar que, quando se trata de sabonete natural, você obtém o que pagou.
Ao usar sabonete natural, você não apenas deixará sua pele sensível com uma aparência jovem, flexível e fresca, como também ajudará na preservação do meio ambiente. E isso é como acertar dois coelhos com uma cajadada só!