Na crise econômica de hoje, as pessoas tomaram medidas drásticas para economizar um dólar. Mesmo as rotinas de beleza que costumavam ser feitas em salões, agora estão sendo feitas em casa com kits caseiros. Uma das coisas que você pode fazer facilmente em casa é cortar seu próprio cabelo! Se você tem as ferramentas adequadas, um bom espelho e um pouco de paciência, você consegue!
Faça sua pesquisa. Pegue um livro que ensina como cortar cabelo. Você também pode usar revistas de cabelo e beleza para ter ideias. Quando você estiver no salão, peça algumas dicas ao seu estilista para ter uma ideia de como recriar o look em casa.
Prepare suas ferramentas. Tenha uma tesoura específica para cortar o cabelo. Eles podem ser comprados em lojas de produtos de beleza ou até mesmo na seção de saúde e beleza da Target. Não use esta tesoura para cortar nada além de cabelo para mantê-lo afiado. Para um homem, tenha um sistema de corte de cabelo. Robocut, Flowbee, Remington e Vacuum Haircutters são algumas marcas populares e acessíveis. Você vai querer uma toalha ou uma bata, um pente fino com ponta pontiaguda para seccionar o cabelo. Você também precisará de grampos de cabelo para manter as partes do cabelo no lugar.
Prepare seu espaço. O banheiro é um bom lugar para fazer isso, pois geralmente tem um espelho grande. O chão da cozinha também funciona. Evite cortar o cabelo em uma superfície acarpetada.
Prepare seu cabelo. Lave e molhe o cabelo. Você também pode usar um borrifador. Será mais fácil seccionar o cabelo molhado e cortá-lo.
Encontre sua linha natural. Ao seccionar o cabelo, comece com a linha natural do cabelo, onde ele costuma cair. Separe sua franja. Faça uma linha acima das orelhas e trabalhe para trás de modo que você separe o cabelo em quatro partes.
Comece pequeno. De uma seção do cabelo, pegue uma parte do cabelo e coloque-a entre os dedos indicador e médio de forma que fique plana. Corte meia polegada. Quando conseguir outro segmento de cabelo, deixe um pouco da seção já aparada para que você tenha uma guia do comprimento que precisa seguir. Repita o processo conforme você vai ao redor do cabelo.
Seja realista. Você precisa avaliar suas habilidades. Não tente um corte de cabelo complicado se você for um novato. Você também não será capaz de fazer um corte pixie ou qualquer coisa muito detalhada. Avalie seu cabelo e escolha um estilo que combine bem com ele. É mais fácil aparar o cabelo se você tiver cabelos cacheados e ondulados, porque qualquer área irregular apenas adicionará corpo ao cabelo. Os erros serão mais evidentes se você tentar um corte de cabelo sem corte, pois isso requer extrema precisão. Limpe a franja e não corte mais do que uma ou duas polegadas do seu próprio cabelo. Os cortes de manutenção a cada seis semanas devem ser fáceis de fazer, mas traga-o para os profissionais se quiser algo mais complicado ou um novo visual radical.
Copie seu estilista. Vá a um salão de beleza e corte o cabelo de forma profissional e seja ela quem mantém o corte em casa. Peça dicas enquanto o estilista trabalha em seu cabelo enquanto seu cabelo está sendo cortado. Peça um corte de cabelo que você seja capaz de manter, para não conseguir um corte excessivamente exigente ou complicado.
A beleza não precisa ficar para trás, mesmo em uma crise econômica. Pratique o corte do seu próprio cabelo e você ficará surpreso ao saber que poderá fazer uma reforma no estilo salão de beleza no conforto da sua própria casa!