Como lidar com a perda de cabelo feminina?

A maioria das mulheres com queda de cabelo de padrão feminino a experimenta após a menopausa
Embora a alopecia androgenética possa afetar mulheres na casa dos 20 anos e comece lentamente, mesmo na puberdade, a maioria das mulheres com queda de cabelo de padrão feminino a experimenta após a menopausa.

O primeiro impulso de uma mulher é tipicamente entrar em pânico se descobrir queda de cabelo. Muitos homens também entram em pânico! Para as mulheres, a perspectiva de perder cabelo pode ser ainda mais difícil do ponto de vista emocional. Mas existem maneiras de lidar com a perda de cabelo feminina. Com o entendimento correto de sua condição e conhecimento dos tratamentos disponíveis, você pode se recuperar com sucesso dos problemas de queda de cabelo e recuperar a confiança de que sempre desfrutou.

Queda de cabelo feminina

A grande maioria da queda de cabelo feminina pode ser atribuída a três condições.

  • A alopecia androgenética é de longe o tipo mais comum de perda de cabelo feminina. Quando você ouve as pessoas falando sobre "queda de cabelo de padrão feminino", elas estão falando sobre isso. A queda de cabelo de padrão feminino pode ocorrer em qualquer parte do couro cabeludo. As raízes do cabelo na área de desbaste continuarão a substituir os fios perdidos por novos, mas serão progressivamente mais curtos até que o cabelo quase não seja visível. Embora a alopecia androgenética possa afetar mulheres na casa dos 20 anos e comece lentamente, mesmo na puberdade, a maioria das mulheres com queda de cabelo de padrão feminino a experimenta após a menopausa.
  • As mulheres com alopecia areata vai experimentar áreas de perda de cabelo espalhados sobre sua cabeça. O culpado? Nosso sistema imunológico. Nesse caso, o corpo está realmente agredindo os cabelos.
  • O eflúvio telógeno provoca queda de cabelo igualmente rápida, mas com um resultado mais previsível de queda de cabelo logo atrás da linha do cabelo e se estendendo até o topo da cabeça.

Que tipo de perda de cabelo você está enfrentando? É um afinamento gradual em uma grande parte do couro cabeludo ou um afinamento mais rápido em locais específicos? Agende uma consulta com um dermatologista ou médico de cuidados primários, para que você possa diagnosticar a condição. Assim como a queda de cabelo feminina pode se apresentar e se comportar de maneiras diferentes, ela também pode responder melhor a diferentes métodos de tratamento.

  1. Genes e hormônios. Muitos consideram a queda de cabelo de padrão feminino como genética, mas os genes e os hormônios estão em ação. Às vezes, a queda de cabelo não responde inteiramente ao tratamento, mas pode ser abrandada drasticamente com o tratamento.
    • Rogaine, um produto que contém o medicamento minoxidil, tem obtido sucesso em vários graus no tratamento ou na redução desse tipo de queda de cabelo.
    • Os antiandrógenos também podem combater a queda de cabelo de padrão feminino. Alguns cabelos são geneticamente mais suscetíveis aos efeitos de certos hormônios chamados andrógenos. Embora alguns antiandrogênios não estejam disponíveis na Europa porque o FDA não os aprovou, outros são prescritos para quem sofre desse tipo de queda de cabelo.
    • Mudanças hormonais causadas pela gravidez, controle de natalidade e menopausa também podem causar queda de cabelo. Algumas oscilações hormonais são esperadas, como na gravidez, e se corrigem sozinhas. Mas se o seu médico detectar um desequilíbrio hormonal mais crônico, o tratamento hormonal pode ser administrado para restaurar o equilíbrio e talvez acabar com a queda de cabelo.
  2. Stress. Algumas mulheres apresentam queda de cabelo devido a um episódio extremamente estressante em suas vidas. O eflúvio telógeno e a alopecia areata costumam ocorrer imediatamente após - ou, em muitos casos, dois ou três meses depois - um evento realmente estressante (embora a alopecia areata às vezes possa ocorrer aparentemente do nada). Não parece justo, não é? A boa notícia é que esse tipo de queda de cabelo pode se corrigir em poucos meses.

    A notícia menos agradável é que às vezes podem se passar anos antes que a queda de cabelo seja revertida, e outras vezes a condição é mais crônica. É por isso que as mulheres com essas condições costumam usar Rogaine. E no caso da alopecia areata, os médicos às vezes administram injeções de cortisona nos pontos de afinamento. Um dos maiores passos que você pode tomar para lidar com esses tipos de perda de cabelo é se livrar do estresse!

  3. Dieta. Obtenha sua dose diária recomendada de vitaminas B, ácido fólico e ferro. Assim como a dieta pode afetar a saúde de outras áreas do corpo, também pode afetar a saúde do cabelo. O eflúvio telógeno pode, na verdade, ser causado por deficiência de proteína.
  4. Quimioterapia e medicamentos prescritos. A quimioterapia causa uma forma de queda de cabelo conhecida como eflúvio anágeno. Geralmente, leva apenas algumas semanas para o cabelo retornar após a quimioterapia. Mas alguns medicamentos prescritos, que vão de antidepressivos a remédios para pressão arterial, também podem causar queda de cabelo nas mulheres. Fale com o seu médico sobre o medicamento que está a tomar e estude os seus potenciais efeitos secundários. É muito possível que exista um medicamento diferente e igualmente eficaz sem o efeito colateral indesejado da queda de cabelo.
  5. Condições médicas mais sérias. Ocasionalmente, a queda de cabelo pode ser um sinal de outra doença que requer atenção médica. Diabetes, doenças da tireóide, lúpus e HIV / AIDS podem às vezes causar queda de cabelo. Converse com seu médico para garantir que a queda de cabelo seja estritamente um problema cosmético.
  6. Idade. A perda de cabelo também é apenas um fato do envelhecimento para a maioria de nós. Homens e mulheres tendem a perder cabelo à medida que envelhecem. Poucas pessoas percebem que tantas mulheres perdem cabelo gradualmente com a idade, mas segundo alguns relatos, metade das mulheres na pós-menopausa sofre queda de cabelo.
Quando você ouve as pessoas falando sobre "queda de cabelo de padrão feminino"
Quando você ouve as pessoas falando sobre "queda de cabelo de padrão feminino", elas estão falando sobre isso.

Converse com seu médico para encontrar o melhor tratamento para você. O médico vai querer ouvir sobre seu ciclo menstrual, sua dieta, quais medicamentos você toma e quaisquer doenças recentes ou estresse intenso. O trabalho de diagnóstico pode ser realizado nesse ponto para identificar a causa da queda de cabelo.

Além dos tratamentos disponíveis para combater as diferentes formas de queda de cabelo, você pode encontrar força, entre outros, participando de fóruns ou grupos de apoio. Forme uma rede de apoio ao lidar com a queda de cabelo feminina. Ao fazer isso, você também pode aprender sobre os vários métodos estilísticos que mascaram a queda de cabelo de forma bastante eficaz. Se feito da maneira certa, mesmo algo tão simples como encaracolá-lo, pode criar a impressão de um cabelo mais espesso e saudável.

Mais importante ainda, nunca se sinta constrangido ou envergonhado - a perda de cabelo é algo que muitas mulheres experimentam e tratam com sucesso. Você raramente ouvirá sobre isso, porque a maioria daquelas mulheres ficou constrangida ou envergonhada também! Você não está sozinho, e o conhecimento de hoje sobre a queda de cabelo feminina fornece algumas armas poderosas para recuperar seus cabelos.

Artigos relacionados
  1. Como lidar com os pêlos faciais encravados?
  2. Como decidir ficar careca?
  3. Como desembaraçar o cabelo sem danificá-lo?
  4. Como decidir ficar loira?
  5. Como depilar?
  6. Como fazer um tratamento capilar com celofane: dicas para colorir o cabelo?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail