O cabelo normalmente cresce através do folículo piloso. Se o cabelo enrolar para trás, crescendo na direção oposta, torna-se pêlo encravado. Quando o cabelo está incrustado sob a pele, pode causar uma pequena irritação na pele. Mas às vezes, pode formar-se um furúnculo no local, causando dor. Pêlos encravados são comuns em homens que fazem a barba e em pessoas com cabelos cacheados. Este tipo de cabelo pode crescer no rosto, pescoço, axilas, região da virilha, pernas e outras áreas do corpo. Se você tem pêlos faciais encravados, aqui estão algumas sugestões sobre como removê-los e evitá-los.
Esfoliar. Esfregue suavemente a área dos pelos encravados duas vezes ao dia. A esfoliação ajuda a remover a sujeira, a oleosidade e as células mortas da pele da área, o que pode estar impedindo o cabelo de crescer através do folículo. Na hora de comprar um esfoliante, escolha um que seja adequado ao seu tipo de pele. Evite usar luvas esfoliantes ásperas, que podem causar rachaduras na pele. Lembre-se de que a pele do rosto é mais sensível e fina do que a pele de outras partes do corpo.
Use medicação para acne. Aplique uma quantidade muito fina de medicamento para espinhas com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla. Isso pode ajudar a reduzir o inchaço na área. Junto com a esfoliação, ajuda o cabelo a crescer para fora em vez de para dentro. Caso você observe uma reação adversa ao medicamento para espinhas, interrompa o tratamento imediatamente.
Aplique uma compressa quente. Mergulhe uma toalha limpa em água morna e torça o excesso. Coloque-o sobre a área irritada onde o inchaço está presente. O calor reduz o inchaço e amolece a área. A compressa quente também ajuda o cabelo a se levantar, possibilitando a remoção dos pêlos encravados.
Remova os pelos encravados. Limpe a área dos pelos encravados com um sabonete antibacteriano neutro e água morna. Usando uma pinça higienizada; tente arrancar o pêlo encravado se parte dele tiver rompido a superfície da pele. Nunca desenterre. Você também pode tentar remover os pelos encravados durante a esfoliação. Tente afastar o cabelo com a ponta dos dedos. Porém, tenha cuidado porque você não quer que a área sangre. Se se formar uma crosta, será mais difícil remover os pelos encravados.
Consulte um dermatologista. Caso a infecção se instale, é melhor consultar o seu dermatologista. Ela pode lhe dar o conselho médico adequado para tratar a área infectada.
Evite pêlos encravados. Ao fazer a barba, siga a direção em que seu cabelo cresce. Use outras formas de depilação, como tratamentos a laser ou eletrólise. Se você notar que tem mais pelos encravados ao usar um barbeador elétrico, mude para um barbeador normal. Não faça a barba com muita frequência. Espere até que o cabelo cresça antes de fazer a próxima barba. Use apenas produtos faciais não comedogênicos, pois esses tipos de produtos não obstruem os poros.
Lembretes:
Existem dois tipos de pinças: uma com pontas planas e outra com pontas pontiagudas. Se usada com o máximo cuidado, a pinça pontiaguda causa menos danos à pele.
Aplique uma solução anti-séptica na área depois que os pelos encravados forem removidos para evitar infecção.
Pessoas que raspam o cabelo do rosto e de outras partes do corpo são mais propensas a ter pêlos encravados. É importante lidar adequadamente com os pêlos encravados. Embora esse tipo de crescimento de cabelo seja considerado uma irritação menor, a infecção pode se instalar sem os devidos cuidados.