As tinturas de cabelo, embora se afirmem serem em sua maioria hipoalergênicas, ainda podem representar perigo para a saúde, especialmente para mulheres grávidas ou com doenças de pele, como erupções e irritações cutâneas. Mas, no geral, o risco do uso de tinturas de cabelo químicas não se limita a casos especiais apenas como os mencionados anteriormente. Qualquer pessoa pode estar em risco de desenvolver reações adversas com essas substâncias a qualquer momento. Portanto, se você realmente quer jogar pelo seguro, pode também usar substâncias naturais para colorir o cabelo. Na verdade, você pode tingir o cabelo com café, chá ou especiarias. Aqui estão as maneiras de realizar este método:
Prepare estes materiais: fogão, água, bolinhas de chá, aplicador, potes de barro, panela de molho, café, chá e especiarias. Você pode comprar o aplicador em lojas especializadas em suprimentos e produtos de beleza. O resto dos materiais estão certamente disponíveis na sua casa.
Faça um plano para o dia em que você deve tingir o cabelo. A preparação da mistura pode ser demorada, portanto, certifique-se de não ter que se apressar para um compromisso depois de fazer o procedimento. Tanto quanto possível, defina o dia para este procedimento quando você estiver livre de quaisquer compromissos o dia inteiro.
Junte a mistura de corante natural apenas quando for usá-los. A mistura deve ser consumida em apenas 24 horas. Depois desse tempo, o corante não é mais bom de usar.
Use um pote de barro ou qualquer pote não metálico para fazer a mistura de tintura. A razão para não usar potes de metal é porque eles podem ficar manchados com as cores. Essas manchas são difíceis de remover, se é que podem ser removidas.
Coloque o café, o chá ou os temperos em uma bola de chá antes de mergulhar na água. Se você quiser uma mistura mais forte, adicione pequenos pedaços de casca de árvore. Para obter um tom mais escuro de tintura, adicione algumas cascas de nozes ou cravos. Se quiser um tom avermelhado no corante, adicione sementes de páprica e cubos de caules de ruibarbo. A canela também é um bom elemento de tingimento que pode dar ao seu cabelo uma tonalidade marrom brilhante. Quebre dois ou três pedaços de canela em pau e coloque-os na bola de chá.
Amarre as pontas das bolas de chá para evitar que os ingredientes escapem.
Adicione um copo e meio de água em uma panela de barro ou não de metal. Mergulhe a bola de chá que contém o café, chá ou especiarias.
Cozinhe a mistura em fogo médio por cerca de 20 minutos. Reserve para esfriar.
Retire a panela do fogão. Com o uso de um pequeno pilão ou macete de cozinha, pressione a bola de chá contra as paredes da panela para espremer mais sucos coloridos. O produto final deve render uma substância de cor lisa e espessa.
Transfira a mistura para uma panela. Para obter uma mistura mais espessa, mexa ou bata com uma espátula, da mesma forma que você está batendo uma clara de ovo para um merengue.
Quando a mistura ou mistura atingir uma consistência lisa, aplique no cabelo com o uso de um aplicador. Você pode usar a espátula como um aplicador se não tiver um aplicador que é vendido em lojas de beleza.
Comece a aplicar a tinta da raiz do cabelo até as pontas. Faça isso por camadas, começando no interior e avançando para a parte externa.
Tingir o cabelo com café, chá ou especiarias produz os resultados desejados somente após várias aplicações. Portanto, você deve repetir o procedimento cerca de três vezes (não necessariamente em dias consecutivos) antes de obter a cor ideal para o seu cabelo.