Os melhores cabeleireiros de todo o país usam shows de moda para exibir seus melhores trabalhos em modelos ao vivo. Você viu os anúncios - Procuram-se modelos de cabelo! - e é provável que tenha brincado com a ideia de experimentar. Se você já se perguntou como é ser uma modelo de cabelo, este artigo é para você. Primeiro, aqui estão algumas características que lhe servirão bem se você planeja ser uma modelo de cabelo:
Atitude. Ajuda ter um cabelo bonito. Mas, como acontece com a maioria das coisas, a atitude o levará longe. Lembro-me de uma vez, quando estava pesquisando homens para um artigo da Glamour, perguntei aos homens qual celebridade tinha o melhor de uma longa lista de recursos. Em resposta a qual celebridade tinha o melhor cabelo, um cavalheiro respondeu: "Michelle Pfeiffer." Agora, Michelle Pfeiffer tinha muitas coisas a seu favor naquela época, mas cabelo bonito simplesmente não era uma delas. Era loiro, claro, mas também magro e pegajoso. O que isso ilustra é que, se você pode ser atraente em certos aspectos de sua aparência, pode compensar a falta em outras áreas. Essa é a atitude que você deseja levar com você quando tenta ser uma modelo de cabelo.
Cabelo. Se você tem muito cabelo e ele é ondulado, encaracolado ou liso, você está definitivamente dentro. Mas se não tiver, tente chamar a atenção para as melhores características do seu cabelo quando for para o teste. Se, quando você colocá-lo, alguns cachos finos se arrastarem em volta da sua nuca, use-o para cima. Alternativamente, se você tem um ótimo visual punk, vá com ele. No mínimo, certifique-se de que seu cabelo tenha sido lavado e volumizado.
Aqui está o que esperar quando você tenta se tornar uma modelo de cabelo:
Chamada de modelo. Esta parte será dolorosa; simplesmente não há duas maneiras de fazer isso. Você vai a uma chamada de gado com um monte de outras garotas. Essas são as garotas que saíram direto das revistas de moda - aquelas que arrancam, esfoliam e aparentemente comem apenas sexta-feira alternada. Você estará no palco com eles, então se acostume com a ideia com antecedência.
Chame seu oprah interior. Se você tem uma Oprah interna, convoque-a e, se não tiver, agora é um bom momento para trabalhar no desenvolvimento de uma. Pergunte a si mesmo: "O que Oprah diria?" Ela dizia algo como: "Você é perfeito assim como é!" Esse é o tom que você busca em sua conversa interna quando for sua vez de subir no palco. Deixe a beleza, o senso de moda astuto e outras impressões de seus concorrentes passarem por você, porque você tem aquele je ne sais quoi que o coloca no topo. Isso ajuda a lembrar que se você for escolhido como modelo de cabelo, os estilistas farão o guarda-roupa, a maquiagem e o penteado para você - em essência, é como uma mini-reforma onde você troca seu tempo pelo privilégio de ser remodelado pelos profissionais. E acredite em mim, os profissionais podem fazer qualquer um parecer bem pensado como "Courtney Love".
A pista. Se você conhece a modelo walk, vá em frente e use-a quando for a sua vez de atravessar o palco, mas se não conhece, eu não me importaria - isto não é Milão, afinal. Pense em algo que o faça se sentir bem - seja seu filho, seu cachorrinho ou seu marido - e pense nele esperando por você nos bastidores. Os estilistas provavelmente pedirão que você saia, pare, vire e volte. Provavelmente, eles vão tirar uma foto Polaroid ou digital de você, junto com seu nome e número, tamanho do vestido e altura. Esta parte terminará antes que você perceba.
Medo do palco. O tom de cada chamada de modelo é diferente, mas é provável que alguém grite ordens para você, a maioria das outras garotas terá aquela aparência blasé, como se tivessem feito isso um milhão de vezes antes, e você se sentirá como um cervo preso nos faróis. A propósito, esses não são faróis, apenas as luzes que eles usam no palco, e você pode muito bem se acostumar com eles agora. O show em si será muito mais divertido e muito menos intimidante.
Conheça seus limites. Você precisará decidir com antecedência o grau de mudança que deseja experimentar. Você tem permissão para colocar alguns parâmetros sobre o que os estilistas podem fazer por você, e se não o fizer, você pode ir do cabelo comprido e morena ao corte militar e platinado. É claro que quanto mais você estiver disposto a deixá-los brincar com você, maior será a probabilidade de você ser escolhido; portanto, tome sua decisão de acordo com isso. Mas se você simplesmente não consegue viver com uma tainha, avise-os com antecedência.
Lembre-se de relaxar e se divertir tanto quanto possível. Você está nele pela diversão, pelo penteado grátis e pelos seus quinze minutos de fama!