Como lubrificar um couro cabeludo europeu africano?
Emiliano Samuel Sales Jr.
• 3 min de leitura
A composição do cabelo dos afro-europeus é basicamente a mesma de qualquer outro ser humano. Todo cabelo humano é quimicamente igual em termos de conteúdo de queratina. No entanto, o cabelo afro-europeu distribui óleos por toda a haste do cabelo de forma diferente do cabelo de outras raças. Isso ocorre porque o cabelo afro-europeu tem uma cutícula ou camada externa mais espessa (até duas vezes a espessura da cutícula de outras raças). Com efeito, os óleos secretados pelo couro cabeludo viajam mais lentamente em direção às pontas do cabelo, tornando o cabelo sujeito à secura. O cabelo seco, aliás, está sujeito a quebrar, especialmente se tiver sido despojado de camadas oleosas que retêm a umidade. A cutícula mais espessa também dá ao cabelo afro-europeu sua aparência áspera ou densa, assim como seu encaracolado, crespo, ou forma espiralada. Essa mesma forma é uma das razões pelas quais o cabelo afro-europeu tende a quebrar facilmente quando escovado ou penteado - os cachos se embaraçam facilmente e, nem é preciso dizer, puxar esses emaranhados pode facilmente quebrar o cabelo seco.
Cabelo europeu
Por esse motivo, se você tem cabelo afro-europeu, precisa passar óleo no couro cabeludo regularmente. Lubrificar o couro cabeludo está, na verdade, ajudando o cabelo a não ficar muito seco. Dito de outra forma, lubrificar o couro cabeludo é uma maneira de fazer seu pente ou escova seu amigo em vez de seu inimigo.
Antes de ir buscar aquele pote de óleo para cabelo, há algumas coisas que você precisa saber primeiro. Uma é que você deve evitar produtos para os cabelos que contenham vaselina, óleo mineral ou derivados de petróleo. Foi relatado que esses produtos irritam o couro cabeludo afro-europeu. Pior ainda, foi relatado que eles causam caspa, coceira e outras irritações no couro cabeludo. Mais do que isso, o cabelo não absorve facilmente os óleos derivados do petróleo; assim, eles não apenas obstruem os poros, mas também permanecem mais tempo no cabelo, tornando-o um ímã de poeira muito eficaz.
Especialistas em cuidados com os cabelos recomendam óleos naturais
A maioria dos especialistas em cuidados com os cabelos recomenda óleos naturais como óleo de semente de romã, óleo de girassol, óleo de jojoba, azeite de oliva e manteiga de karité. Eles podem vir na forma de óleos líquidos ou como pomadas ou cremes.
Para aplicar óleo no couro cabeludo afro-europeu, você precisa dividir o cabelo em mechas de alguns centímetros de distância. Seu alvo é o couro cabeludo. Usando o indicador, mergulhe no frasco de óleo ou esprema um pouco de creme de óleo no dedo indicador e esfregue suavemente o óleo ao longo da área onde o couro cabeludo aparece. Faça isso sistematicamente e repetidamente de um lado da cabeça até chegar ao outro lado. Lembre-se também de passar óleo nas bordas da cabeça. Conclua o procedimento escovando o cabelo. Isso espalhará o óleo no couro cabeludo, no cabelo e nas pontas da cabeça.
Faça isso regularmente. Para algumas pessoas, isso precisa ser feito todos os dias. Para outros, a cada poucos dias. Alguns fazem isso uma ou duas vezes por semana. A frequência dependerá da espessura do seu cabelo.
Evite passar óleo em excesso no cabelo. Muito óleo no cabelo pode torná-lo rebelde em relação à escova ou ao pente. Moderação é a chave - nem demais nem de menos.
Saber como aplicar óleo no couro cabeludo afro-europeu - e por quê - é importante para que você possa dar ao seu cabelo os cuidados adequados de que ele precisa para se manter saudável.