Remover os piolhos é mais fácil do que remover as lêndeas. São os ovos dos piolhos e se agarram aos fios de cabelo, em direção à raiz para ficarem próximos ao couro cabeludo. Existem shampoos e condicionadores comerciais que são projetados para matar os piolhos com eficácia, mas não podem remover as lêndeas. Quando as lêndeas nascem entre uma a duas semanas, os pequenos organismos brancos que rastejam por toda a cabeça de seu filho são chamados de ninfas, que se transformam em piolhos. Para diminuir o crescimento e eventualmente remover todos os piolhos da cabeça de seu filho, é necessário remover todas as lêndeas antes que possam eclodir. Este é um processo lento e você deve ser muito cuidadoso para remover cada um. Mesmo um nit que sobrar pode eventualmente resultar em infestação. Aqui estão algumas dicas sobre como remova as lêndeas.
Use um shampoo formulado para matar os piolhos. Depois de lavar o cabelo e aplicar um condicionador grosso, enxágue o cabelo fazendo com que seu filho se incline sobre a pia ou banheira e aplique jatos de água da nuca até as pontas do cabelo. Enrole uma toalha branca sobre os ombros do seu filho, coloque folhas de jornal sobre a mesa e sente a criança em uma sala bem iluminada.
Divida o cabelo em quatro mechas e penteie cada mecha com um pente fino. Penteie do couro cabeludo até as pontas do cabelo. Jogue todos os piolhos e lêndeas que caem ao pentear o cabelo em um pote cheio de vinagre. Limpe o pente com freqüência enquanto continua a pentear para remover piolhos e lêndeas que ficam presas entre os dentes do pente com uma pequena toalha embebida em vinagre e lenços de papel. Coloque os lenços de papel usados em um saco plástico que você pode fechar e descartar em seguida. Continue penteando até ter passado por todas as mechas do cabelo. Repita esse processo até que todas as lêndeas e piolhos desapareçam.
Despeje o vinagre em um borrifador de plástico. Divida o cabelo do seu filho em mechas e borrife o vinagre no couro cabeludo e no cabelo. Proteja o top do seu filho enrolando uma toalha sobre os ombros da criança. Enquanto isso, molhe outra toalha em vinagre. Depois de encharcar todo o cabelo, enrole a toalha embebida em vinagre na cabeça do seu filho e deixe-a por trinta a sessenta minutos, dependendo do grau de infestação. Lave o cabelo com shampoo e aplique condicionador. Use um pente fino para remover quaisquer piolhos e lêndeas que ainda possam estar agarrados ao couro cabeludo e aos fios de cabelo.
Combine o óleo de coco ou azeite de oliva com algumas gotas de três óleos essenciais e aplique a mistura no couro cabeludo e nos fios de cabelo. Você pode usar óleo essencial de lavanda, hortelã-pimenta, árvore do chá, nim, eucalipto, alecrim ou erva-dos-gatos. O óleo sufocará os piolhos e amolecerá o adesivo tipo cola que faz as lêndeas grudarem nos fios de cabelo. Depois de trinta minutos pente penteie os cabelos com um pente para piolhos e pegue os piolhos mortos e as lêndeas com jornal colocado sobre a mesa e uma toalha enrolada nos ombros. Algumas lêndeas e piolhos podem ainda estar vivos, então certifique-se de coletá-los no jornal e colocá-lo dentro de um saco plástico, lacrá-lo e descartá-lo. Selar o saco plástico sufoca os piolhos e mata as lêndeas. Divida o cabelo e verifique se há lêndeas restantes e pegue-as com os dedos deslizando-as pelos fios. Repita o processo até que o cabelo esteja livre de lêndeas e piolhos.
Lave ou lave a seco fronhas, lençóis, roupas, chapéus, toalhas e brinquedos de pelúcia que foram usados por seu filho ainda com piolhos. Use a configuração mais quente na secadora que seja aplicável aos tecidos que você está secando. Aspirar o quarto do seu filho e higienizar o colchão. Jogue fora laços de cabelo, modeladores de cabelo de plástico e pentes.
Verifique o chefe de outros membros da família para ver se alguém foi infectado para tratamento imediato. Você deve verificar a cabeça de seu filho diariamente por pelo menos dez dias depois de aplicar o tratamento para remover piolhos e lêndeas.