Business casual e elegante às sextas-feiras são provavelmente duas das descrições mais vagas do código de vestimenta de escritório. O que é business casual para você pode não ser o mesmo para seu chefe. Vestir-se bem pode significar que não há problema em usar jeans desbotados, mas, para o seu supervisor, calças são o máximo que a empresa pode tolerar.
Equipe de recursos humanos
Então, o que você veste para trabalhar? Gravata ou sem gravata? Camisa de manga comprida? Sapatos fechados com salto? Ternos para mulheres? Jeans jeans às sextas-feiras? Quando você foi contratado, seu novo superior ou uma equipe de recursos humanos deve ter fornecido informações sobre o código de vestimenta adequado da empresa. Se não, tome a iniciativa de perguntar. Seu escritório deve ter diretrizes claras com relação ao código de vestimenta.
Se não tiver certeza do que vestir, seja mais conservador. Haverá outras ocasiões para usar sua moda no tapete vermelho. Aqui estão algumas dicas sobre como saber o que não usar no trabalho:
Febre da discoteca - seu escritório provavelmente não é uma discoteca ou clube. As mulheres devem ficar com essas mini-saias, tops decotados, alças finas, corpetes, tops e outras roupas minúsculas para a balada. Decote e umbigo não têm lugar na selva corporativa. Mostrar as alças e as tiras do sutiã é simplesmente insípido. Você está no escritório para trabalhar e não para seduzir toda a população masculina. Use saias que não façam sua avó desmaiar. Blusas ou tops nunca devem ser transparentes! Pense em Julia Roberts em Duplicity and Pretty Woman ou Erin Brockovich.
Gangsta ou gigolô - Os homens não devem se vestir como a próxima grande estrela do hip-hop: jeans folgados, camisetas grandes, bonés e blings que podem enlouquecer um detector de metais. Camisetas sem mangas ou musculosas ou qualquer outra blusa justa não são roupas de escritório. Se uma gravata não for necessária, as camisas de botão não devem ser muito abertas, fazendo com que você pareça o próximo Gigolô Europeu. Calças e calças sociais devem estar bem. Apenas certifique-se de que as cores estejam atenuadas e as impressões não gritem "Carnaval!" Menos Eminem, mais George Clooney.
Vamos ao físico - a menos que você trabalhe em um clube esportivo ou academia, é altamente inapropriado usar shorts para trabalhar ou qualquer tipo de roupa esportiva, incluindo sapatos de borracha. Shorts de motoqueiro e polainas estão fora. Perca as faixas de suor também.
Ande com estilo - Se você trabalha como cabana, os chinelos podem ser adequados, caso contrário, os homens devem ficar longe de calçados abertos. Tênis, sandálias ou sapatos aquáticos provavelmente não têm lugar na sua empresa se você trabalha em Wall Street. Use sapatos sociais em preto, azul escuro ou marrom. E, por favor, use meias! As mulheres também devem ficar longe de calçados esportivos, chinelos e sandálias. Nem todas as empresas permitem que as funcionárias usem sapatos de salto aberto, por isso é melhor perguntar. As regras sobre o uso de nylons também estão mudando.
Não esconda o rosto - A menos que o título do cargo diga: palhaço, mímico ou ator de filme de terror, as mulheres (e os homens) nunca devem usar maquiagem, pois os cosméticos vão sair de moda tão cedo. Mantenha-o limpo e leve. Cuidado com a colônia também.
Seu tipo de trabalho e local de trabalho ditarão o que você pode ou não vestir. Se você trabalha em um hotel à beira-mar ou em um chalé de safári na África, pode se safar com roupas mais casuais. No entanto, mesmo para o local de trabalho aparentemente "casual", ele tem seu próprio código de vestimenta. A melhor coisa a fazer é descobrir com seu superior direto ou, melhor ainda, com o departamento de recursos humanos o que você pode ou não vestir para trabalhar.