Como ensinar as crianças sobre as deficiências mentais?

Seus filhos só começarão a se dar conta das complexidades das deficiências mentais quando conhecerem
Seus filhos só começarão a se dar conta das complexidades das deficiências mentais quando conhecerem formalmente alguém com deficiência mental.

Seus filhos podem não perceber prontamente o fato de que algumas pessoas têm deficiências mentais.
Não os penalize ou dê castigo quando zombarem indevidamente de pessoas com deficiência mental. Fale com eles em vez disso e explique as coisas corretamente.

Seus filhos podem não perceber prontamente o fato de que algumas pessoas têm deficiências mentais
Seus filhos podem não perceber prontamente o fato de que algumas pessoas têm deficiências mentais.

Seus filhos só começarão a se dar conta das complexidades das deficiências mentais quando conhecerem formalmente alguém com deficiência mental. Aproveite essa oportunidade para educá-los e orientá-los bem. Aqui estão algumas recomendações sobre como você pode ensinar seus filhos com responsabilidade sobre as habilidades mentais:

  • Seja sincero. Considere as respectivas idades de seus filhos ao falar sobre habilidades mentais. Nível com eles. Seja específico e direto ao explicar por que ocorrem as habilidades mentais. Mostre a eles fotos de crianças diferentes. Diga a eles que essas crianças são da mesma idade. Em seguida, ressalte que as crianças se desenvolvem de maneira diferente. Embora a maioria das crianças cresça normalmente, também existem algumas crianças com deficiências mentais. Deixe-os perceber que as crianças com deficiência mental são como todas as outras pessoas e não devem ser tratadas de maneira diferente.
  • Permita perguntas. Incentive seus filhos a fazerem perguntas. Peça-lhes que esclareçam ou confirmem suas impressões. Discuta os assuntos abertamente. Eles podem ter uma ideia errada se você os calar. Eles podem presumir que falar sobre habilidades mentais é inapropriado. Seja franco ao dar suas respostas. Admita se o assunto é delicado ou desconhecido. Prometa que encontrará tempo para procurar a resposta certa. Todos vocês podem até pesquisar a resposta online.
  • Dar exemplos. Seus filhos podem não entender realmente as deficiências mentais quando ninguém na família ou entre seus amigos tem deficiência mental. Pense em mais exemplos que sejam relevantes para eles. Concentre-se no avô que está usando um andador. Explique que o avô deles tem limitações físicas que tornam o uso de um andador necessário para ele. Diga-lhes que tenham paciência com o avô, já que ele não pode mais fazer as atividades físicas esperadas de um adulto "normal". Associar a condição do avô à situação das pessoas com deficiência mental. Devem respeitar as pessoas mesmo que tenham "limitações" e "desafios".
  • Incentive a paciência. Pessoas com deficiência mental podem ter dificuldade em entender mensagens, seguir instruções ou concluir projetos. Enfatize para seus filhos que essas são "limitações" e "desafios" e não devem ser usadas para avaliar a inteligência de pessoas com deficiência mental. Instrua seus filhos a serem mais pacientes quando tiverem a chance de estudar ou trabalhar com algumas pessoas com deficiência mental. Eles devem ser mais tolerantes, solidários e compreensivos. Eles devem oferecer pouca ajuda, tanto quanto possível.
  • Incutir bondade e amor. Seus filhos devem aprender a aceitar as pessoas pelo que são. Devem abraçar a todos sem preconceitos e reservas, inclusive as pessoas com deficiência mental. Você pode até considerar oferecer seus filhos a um programa de necessidades especiais e expô-los a crianças com necessidades especiais. A maneira como você os cria irá moldar a maneira como eles lidam com pessoas de diferentes estilos de vida. Seja um bom modelo para eles. Pratique o que você prega.
Artigos relacionados
  1. Como comprar equipamentos de playground baratos online?
  2. Como encontrar os melhores programas de TV educacionais para crianças?
  3. Como avaliar diferentes estilos de criação de filhos?
  4. Como ensinar linguagem de sinais a bebês?
  5. Amor difícil: dicas para pais de adolescentes
  6. Como ser um bom pai: preparar seus filhos para a idade adulta?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail