A gravidade específica de uma substância é a proporção da densidade da substância, geralmente a uma temperatura padrão de 20 graus C (68 graus F), para a densidade da água a uma temperatura de 4 graus C (39,2 graus F).
A densidade depende da temperatura, então as temperaturas são geralmente especificadas quando se referem à densidade. A razão pela qual a densidade da substância sendo comparada à água é de 20 graus C é porque esta é uma temperatura ambiente conveniente para o manuseio da substância. A razão pela qual a densidade da água é determinada a 4 graus C é porque esta é a temperatura na qual a água atinge sua densidade máxima.
Gravidade Específica
A densidade de uma substância é a sua massa dividida pelo seu volume a uma dada temperatura (p = m / v onde "p" é igual a densidade, "m" é igual a massa e "v" é igual a volume). Uma vez que a gravidade específica é uma razão que compara o mesmo tipo de unidades, a gravidade específica não tem unidades associadas a ela, ou seja, a gravidade específica da água a 4 graus C é 1.0000. É amplamente utilizado na indústria para determinar as concentrações de soluções, como ácidos, salmouras e soluções de açúcar (xaropes, sucos e bases de bebidas).
A densidade específica (e, portanto, a gravidade específica) de uma substância pode ser determinada usando várias ferramentas. Uma maneira de determinar a gravidade específica é usar um refratômetro digital para medir o índice de refração, que é convertido em um gráfico para gravidade específica. Outro método para determinar a gravidade específica é usar um densímetro. O densímetro possui uma escala que é lida enquanto "flutua" o instrumento no líquido. Um medidor de densidade digital ou medidor de tubo oscilante em U também é freqüentemente usado em laboratórios para determinar a gravidade específica.
Se a gravidade específica e a massa de um líquido são conhecidas, o volume desse líquido pode ser determinado matematicamente com álgebra simples, usando a fórmula V = M x SG (onde V = volume, M = massa e SG = gravidade específica). Para determinar o volume de um líquido usando gravidade específica:
- Obtenha a gravidade específica do líquido usando um refratômetro, medidor de densidade digital, hidrômetro ou um gráfico de referência.
- Determine a massa da substância (pese-a usando uma escala de grama) ou atribua uma quantidade fictícia que seja conveniente (como 100 gramas).
- Atribua os valores na fórmula e resolva para V (volume). Por exemplo: Qual é o volume de 100 gramas de ácido sulfúrico 100% (H2SO4)? A gravidade específica do ácido sulfúrico 100% é de cerca de 1,84. Usando a fórmula V = M x SG, o volume de 100 gramas de ácido sulfúrico = 184 ml.
Nota: Na realidade, os ácidos geralmente não são 100% puros, portanto, ao usar a gravidade específica de um ácido para calcular o volume, certifique-se de que a gravidade específica se refere à concentração exata do ácido.