Para a maioria de nós, os anos difíceis da adolescência em que nossos corpos se desenvolvem até os estágios da idade adulta também foram os anos de formação de nossa personalidade. Nestes tempos mais sensíveis e difíceis de nossas vidas, quando não apenas tentávamos nos encaixar em nossos próprios círculos sociais, lutávamos pela aceitação dos colegas e pela independência das unidades parentais, tínhamos que lutar contra a maldição da adolescência: a acne. Praticamente todos (exceto aqueles excepcionalmente abençoados com uma pele irritantemente impecável) teve que lidar com espinhas em um momento ou outro. Embora tenha sido uma fase da qual a maioria de nós supera, algumas pessoas ficam com lembranças dolorosas daquele período de desequilíbrios hormonais: cicatrizes de espinhas. Embora possamos todos esquecer as coisas embaraçosas que fizemos e as roupas humilhantes que usamos durante o ensino médio, as cicatrizes de espinhas são permanentes e podem causar constrangimento pelas manchas no rosto. Aqui estão algumas maneiras de curar uma cicatriz de espinha.
A melhor cura ainda é, e sempre foi, a prevenção. Evite cicatrizes de espinhas em primeiro lugar, evitando sua causa subjacente, espinhas. Existe um mito popular de que o chocolate causa espinhas: isso não é verdade. As espinhas vêm de uma infecção bacteriana das glândulas sebáceas do rosto. A má higiene facial ou a produção excessiva de sebo (rostos oleosos associados à adolescência) podem ser apontados como os principais contribuintes para as espinhas. Evite isso lavando o rosto pelo menos duas vezes ao dia com um sabonete suave. Se você puder fazer isso, também é aconselhável que você siga seu ritual de limpeza com toner e hidratante. Manter a pele saudável impedirá a formação de espinhas.
Se você já tem espinhas, seus esforços devem ser direcionados para prevenir a formação de cicatrizes de espinhas. A maneira mais fácil de fazer isso é simplesmente EVITAR tocar nas suas espinhas! NÃO estale suas espinhas! Embora isso possa eliminar a grande protuberância que se forma em seu rosto, criará uma ferida irregular que pode não apenas infeccionar secundariamente, mas provavelmente formará uma cicatriz em forma de espinha devido à má cicatrização. Se você realmente deseja se livrar das espinhas rapidamente, pode optar por usar tratamentos com ácido salicílico ou compressas quentes colocadas pelo menos 15 minutos por dia. Se tudo mais falhar, você pode tentar disfarçar com um curativo ou maquiagem.
Cicatrizes de espinhas existentes podem ser tratadas com pasta de sândalo e grama preta (masoor) dal, que é aplicada no rosto durante a noite e enxaguada completamente com água fria no dia seguinte. Cubos de gelo também podem ser colocados em poros grandes para promover seu fechamento. Certifique-se de combinar isso com sua rotina normal de limpeza regular com lavagem facial e cuidados com a pele com toner e hidratante. Lembre-se de que manter a pele saudável permite que ela se livre das cicatrizes mais rapidamente.
É sempre melhor manter a mente aberta e discutir todas as opções com seu dermatologista. Um profissional treinado será capaz de identificar os problemas em sua dieta, seu regime de cuidados com o rosto, etc, que podem ser a causa de espinhas e cicatrizes de espinhas. Você também pode consultar o seu dermatologista sobre terapias farmacológicas e médicas para cicatrizes persistentes de espinhas.