O dinheiro está apertado. Severamente apertado. Mas você não quer desistir de suas rotinas de beleza. Na verdade, sua pele envelhece mais rápido se você estiver estressado... tornando-se extremamente importante NÃO desistir dessas rotinas de beleza.
Mas quando os cordões da bolsa são apertados, os extras são os primeiros a ir embora. E é difícil justificar uma viagem de 150€ ao dermatologista, principalmente se o preço da gasolina disparar ou se você estiver preocupado com a segurança no emprego. Felizmente, a maioria das pessoas tem os ingredientes para um Peeling de Ácido Glicólico em sua própria casa. Caso contrário, uma rápida ida ao supermercado deve render todos os seus ingredientes.
O que é ácido glicólico?
O ácido glicólico é um produto natural derivado da fruta ou da cana-de-açúcar. É o mais conhecido dos alfa-hidroxiácidos. O ácido cítrico também se enquadra na classificação de ácido glicólico. (Estaremos usando açúcar e limão para a nossa casca, para o dobro do efeito.)
Os peelings de ácido glicólico funcionam
Como funcionam os peelings de ácido glicólico?
Se você se lembra de sua aula de saúde do segundo grau, lembre-se de que sua pele tem 3 camadas. Essas três camadas são a epiderme (camada externa), a derme (a camada intermediária mais espessa) e a hipoderme (a camada mais interna). O colágeno, o material que mantém a pele roliça e macia, é produzido na derme. Conforme você envelhece, a produção diminui e sua epiderme não se regenera tão rápido.
Um peeling de ácido glicólico rompe as células da epiderme e remove as células mortas da pele. Isso dá início ao crescimento de células cutâneas novas e frescas; efetivamente, ele faz o que seu corpo não faz mais por si mesmo.
Então, como faço isso, de forma eficaz, em casa?
Eu tenho dois métodos. Se você tem pele extremamente sensível, ou quer começar com uma "dose mais baixa" de ácido glicólico, comece com açúcar Caster, também chamado de açúcar superfino. Você pode misturar isso com água, aos poucos, para criar uma pasta. Porém, lembre-se - o açúcar refinado tem uma alta taxa de solubilidade - então, adicione água com moderação. Aplique essa mistura no rosto, com cuidado ao redor da delicada área dos olhos. (Não coloque muito perto dos olhos! Mas é bastante seguro para uso na área da pálpebra superior.) Deixe descansar por alguns minutos. Trabalhando em um pequeno movimento circular, enxágue a mistura do rosto com uma toalha e água pura.
Se você estiver pronto para um tratamento mais forte, pode usar suco de limão no lugar de água para fazer a pasta. Aviso - ao usar suco de limão, NÃO use a mistura perto da área dos olhos.
Se você não tem pele sensível, ou usou o Peeling de Ácido Glicólico acima sem uma reação adversa, você pode usar açúcar grosso. (Não é o açúcar bruto - você não quer esfregar pedras no rosto - mas o açúcar de supermercado barato e genérico que é um pouco mais grosso.) Aplique o açúcar no rosto em movimentos circulares com as mãos molhadas. Pegue um limão pela metade, leve ao microondas por alguns segundos e esfregue o rosto novamente, delicadamente. O esfoliante de açúcar mais grosso esfoliará ainda mais sua pele. Quando misturado com a concentração mais alta de limão, este segundo método tem um resultado consideravelmente maior que o primeiro.
Alguma vermelhidão ou coceira são normais, especialmente com o segundo método. No entanto, se você achar que qualquer um dos dois é excepcionalmente irritante, pode fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com água e aplicar conforme as instruções acima. O bicarbonato de sódio neutraliza o nível de pH dos ácidos glicólicos. Também pode haver algum aperto, mas isso é remediado com sua loção facial normal.