O ácido cítrico é um ácido orgânico fraco encontrado nas frutas cítricas. Agora é produzido na forma de pó. É comumente usado como conservante natural. Quando misturado com alimentos, dá um sabor azedo (ácido) e às vezes torna-se um pouco amargo em concentrações muito altas. Frutas cítricas como lima e limão têm um alto nível de concentração de ácido. O ácido cítrico também é importante na bioquímica, pois desempenha um papel vital no processo de metabolismo.
O ácido cítrico pode ser usado como aditivo em alimentos. Embora tenha um gosto amargo, quando misturado com alimentos dá um sabor azedo ou ácido. É adicionado como aromatizante na preparação de Vitamina C e na preparação de bebidas carbonatadas, como refrigerantes. Está presente em balas azedas - as balas de revestimento em pó branco são o ácido cítrico. No preparo da carne, o ácido cítrico pode ser usado como um amaciante de carne, pois pode quebrar as proteínas da carne. Ele também é usado como um agente de limpeza natural.
O ácido cítrico se liga facilmente
O ácido cítrico se liga facilmente a metais e minerais, portanto, é útil para amaciar a água. O sabão em pó e o detergente funcionam bem quando contêm ácido cítrico. Faz com que os shampoos funcionem bem porque remove o excesso de minerais da água. Às vezes, uma concentração muito alta de ácido cítrico pode danificar o cabelo porque abre as cutículas do cabelo e remove os minerais necessários, assim ocorre o branqueamento. Como agente de limpeza, o ácido cítrico é usado na remoção de manchas de água na casa de banho e na cozinha, sem necessidade de esfregar. É usado para dissolver a ferrugem de materiais de aço. Também é usado no desenvolvimento de fotografia. Em loções e máscaras para a pele, o ácido cítrico também está presente, mas o uso excessivo e a exposição podem danificar a pele, especialmente as sensíveis.
Por segurança, evite o contato com solução seca ou concentrada de ácido cítrico, pois pode causar irritações na pele. O contato com os olhos pode causar uma sensação de queimação e até mesmo levar à cegueira com o uso prolongado. Evite inalar ou ingerir o ácido cítrico em pó, pois isso pode causar irritação no trato respiratório ou gastrointestinal. Tem cuidado. Use roupas e equipamentos de proteção ao usar esses produtos. Mesmo o consumo excessivo de alimentos com ácido cítrico pode causar a erosão do esmalte dos dentes.
Ácido Cítrico
Embora haja muitos cuidados no uso do ácido cítrico, ele também traz bons benefícios. Um deles é que tem pouco ou nenhum risco ao meio ambiente, pois é um composto natural. Existem apenas algumas pessoas alérgicas ao ácido cítrico. Alguns podem ter sensibilidade estomacal, por isso é melhor evitar os alimentos que os contenham.
Quando o ácido cítrico é inalado, saia ao ar livre para tomar ar fresco. Se ingerido, induza o vômito imediatamente. Se entrar em contato com a pele, lave a área afetada com água corrente por no mínimo 15 minutos. Se entrar em contato com os olhos, lave-os com água corrente por no mínimo 15 minutos. Se os sintomas persistirem, como dificuldade em respirar, irritação na pele ou nos olhos, procure atendimento médico imediatamente.