A presença de telangiectasia na face ocorre quando os pequenos vasos ou capilares da pele próximos à superfície dilatam anormalmente devido a danos causados pelo sol ou inflamação contínua. Eles são mais comumente conhecidos como vasinhos.
As veias da aranha no rosto não são dolorosas nem prejudiciais, embora sejam um pouco feias. Existem vários procedimentos cosméticos para quem deseja reduzir sua aparência. Veja como minimizar as veias da aranha em seu rosto.
Considere o tratamento a laser. Foi comprovado que esse tratamento é eficaz para as veias da aranha no rosto. Funciona melhor em pequenas áreas isoladas, por isso é altamente recomendado. É um procedimento não invasivo para pacientes externos. Feixes intensos de luz são direcionados diretamente sobre a pele, fazendo com que os capilares rompidos se fechem devido ao calor e desapareçam. Durante o tratamento, os pacientes sentirão uma sensação de tapa na pele, embora nenhuma anestesia ou analgésico seja necessário. Os pacientes geralmente respondem imediatamente após um tratamento, observando uma melhora visível de 70-80%. Em média, são necessárias cerca de 3 sessões para atingir os melhores resultados. As sessões de sucesso são espaçadas com três meses de intervalo. Os pacientes apresentam alguns hematomas, mas eles desaparecem em algumas semanas.
Outra opção é a escleroterapia, que envolve a injeção de uma substância química na veia que faz com que ela drene e feche. É um procedimento ambulatorial não invasivo que dura até cerca de uma hora, dependendo do número de vasinhos. Podem ocorrer hematomas leves, que levam algumas semanas para cicatrizar. Em alguns casos, a descoloração ocorre com duração de 6 a 12 meses. Em casos raros, alguns relatam reação alérgica à solução salina utilizada. Os pacientes são aconselhados a usar uma bandagem de compressão por cerca de uma semana e devem evitar exercícios pesados, ingestão de álcool e banhos quentes alguns dias após o tratamento. Deve haver uma melhora de cerca de 50% na redução das vasinhos no rosto, embora geralmente sejam recomendados dois a seis tratamentos.
Experimente o extrato de semente de uva como uma alternativa natural. Se você não puder pagar um tratamento a laser ou escleroterapia, experimente cremes tópicos. Os cremes faciais não serão tão eficazes quanto os tratamentos realizados por um cirurgião plástico. Embora estudos extensivos ainda estejam em andamento, o extrato de semente de uva demonstrou ser benéfico para a pele. Outros derivados de plantas também estão sendo considerados para o tratamento de vasinhos, embora sua eficácia ainda não tenha sido comprovada.
Experimente um creme tópico de vitamina K. A eficácia da vitamina K não foi estabelecida no tratamento de vasinhos no rosto. No entanto, você pode considerar isso.
Use maquiagem. Um bom corretivo e base irão esconder quaisquer imperfeições em sua pele. É uma solução temporária, mas eficaz.
Inflamação prolongada da pele
A prevenção ainda é fundamental para evitar o aparecimento de vasinhos no rosto. Os danos do sol são uma causa conhecida, portanto, use protetor solar. Trate qualquer inflamação da pele, como rosácea, imediatamente, pois a inflamação prolongada da pele causa vasinhos.
A maioria dos médicos recomenda uma combinação de tratamentos para minimizar o custo para os pacientes. Lembre-se de que nenhum dos tratamentos acima provou prevenir o reaparecimento de vasinhos no futuro.