Como aliviar uma erupção cutânea causada por desodorante?
Dr. Agostinho Roque de Aguiar
• 3 min de leitura
Os desodorantes geralmente vêm com um rótulo que diz "não use em pele ferida". Afinal, os desodorantes contêm produtos químicos e ingredientes que afetam os poros da pele. Às vezes, isso pode causar ressecamento e rompimento da pele. Independentemente de usar um desodorante em bastão, creme, rolo ou spray, às vezes você precisará aprender a cuidar das erupções cutâneas causadas por seu desodorante.
Pare de usar desodorante. Siga as instruções do rótulo. Não use o desodorante na pele ferida. O importante a fazer aqui é isolar a origem da pele quebrada. Espere alguns dias. Se a erupção melhorar, pode ter sido resultado do desodorante.
Promova a cura
Use comprimidos de vitamina C. Esmague os comprimidos de vitamina C e faça uma pasta com uma colher de sopa de água. Aplique esta pasta sobre a pele da axila afetada. A vitamina C tem antioxidantes e ajudará a promover a cura e o crescimento de uma nova pele.
Use bicarbonato de sódio. Você também pode misturar bicarbonato de sódio e água para ajudar a aliviar o desconforto. Como alternativa, você pode usar o bicarbonato de sódio em pó. Aplique como se fosse talco de bebê.
Os exemplos incluem aloe vera
Use remédios naturais. Você também pode aplicar outros remédios à base de plantas. Os exemplos incluem Aloe Vera, que é benéfico para o cabelo e a pele. Você também pode usar óleo de fígado de bacalhau ou cremes de vitamina E.
Use hamamélis. Witch hazel tem propriedades antibacterianas e pode ajudar a prevenir infecções na pele. Molhe uma toalha em hamamélis. Segure-o na axila afetada como uma compressa por meia hora.
Areje-os. Deixe que suas axilas tenham circulação de ar suficiente. Na verdade, você deve criar o hábito de secar as axilas após a aplicação de desodorante, mesmo com a pele sem erupções. Isso é especialmente necessário se o seu desodorante for líquido ou roll-on.
Experimente um desodorante diferente. Os desodorantes vêm com diferentes ingredientes ativos e formulações. Observe os ingredientes presentes no desodorante que causaram erupções na pele. Experimente uma marca diferente ou uma formulação diferente. Por exemplo, os produtos rotulados como "antitranspirantes" diferem daqueles rotulados como "desodorantes". Um antitranspirante mantém as axilas secas e evita a transpiração. Um desodorante não o impedirá necessariamente de suar, mas matará os germes e as bactérias nas axilas para que o suor não cheire mal.
Pele sensível
Geralmente é melhor usar desodorante sem perfume e sem álcool. Perfumes e álcool podem ser prejudiciais à pele, especialmente à pele fina e sensível sob os braços.
Se as erupções não pararem, consulte seu dermatologista. Você pode ter uma alergia de pele ou uma determinada doença de pele que requer medicação.
Um desodorante é uma necessidade básica para cuidar da higiene. No entanto, às vezes pode resultar em erupções cutâneas, especialmente quando aplicado em pele sensível, como sob os braços. Se sentir coceira e inflamação por causa do desodorante, pare de usá-lo imediatamente e tente descobrir como aliviar as erupções cutâneas por meios naturais.