O infravermelho não é usado apenas em sensores de movimento para alarmes de roubo, ele também pode ser usado para embelezar você mesmo. A luz infravermelha cosmética também é conhecida como fotobiomodulação ou fototerapia. Embora o efeito de tais tratamentos altamente técnicos ainda esteja sendo debatido, é popularmente reconhecido pelos pesquisadores que induz reações fotoquímicas ao invés de uma reação térmica.
Laser de baixo nível
Pesquisadores afirmam que, com o uso do LED infravermelho ou do laser de baixa potência, tecidos com defeitos e funções reduzidas podem ser rejuvenescidos. A pele danificada ou feridas podem cicatrizar mais rapidamente com a ajuda deste tratamento. Aqui estão alguns dos usos cosméticos comprovados da luz infravermelha.
Endurecimento da pele. Após a gravidez, o abdômen da mulher diminui drasticamente de tamanho e a pele que costumava ser muito rígida se torna flácida. Isso é normal e, em alguns dias, a maior parte desaparecerá. Mas, em alguns casos, a pele esticada não desaparece. Com o uso da luz infravermelha, a estimulação dos níveis inferiores da pele por meio do calor infravermelho causará aumento da circulação e produção de colágeno. Com apenas esses dois efeitos, essa área do corpo irá se reparar gradualmente e criar um turgor mais firme na pele.
Tratamento para espinhas e acne. Basicamente, essas lesões são o produto de sua pele para proteger seu corpo de materiais estranhos, como poeira. Espinhas e acne são poros inflamados da pele causados pela presença de um material estranho preso com seus óleos naturais. Quanto mais você produz óleo, maior a probabilidade de ter mais dessas lesões. Uma luz infravermelha ajuda a eliminar uma espinha de forma muito simples. Ao aumentar o suprimento de sangue para essa área, mais desses resíduos serão eliminados. As bactérias que podem ter se alojado nos poros também serão destruídas. Depois que tudo isso acontecer, as lesões vão secar e o material estranho será expelido.
Tratamento de cicatrizes. Uma cicatriz é basicamente uma imitação de pele. Possui grandes concentrações de colágeno e é menos eficaz do que a pele real. Ao expor essas áreas à fototerapia, a cicatriz se dissemina e rejuvenesce. Vai parecer que a cicatriz está sendo lentamente substituída por pele normal.
Tratamento da celulite. O equívoco mais comum sobre a celulite é que se trata de um depósito de gordura quando, na verdade, são apenas tecidos normais que sofreram vários eventos estressantes como a falta de nutrientes ou má oxigenação. O que as ondas infravermelhas fazem é desencadear reações químicas na área, o que causa o rejuvenescimento dos tecidos danificados. Onde a lâmpada infravermelha é colocada, os tecidos danificados nas profundezas da pele experimentam um aumento gradual na temperatura e no suprimento de sangue. É a combinação dos efeitos rejuvenescedores e aquecedores do tratamento que o torna eficaz contra a celulite.
O incrível uso da luz infravermelha não se limita à espectroscopia infravermelha ou a qualquer aplicação de alta tecnologia. Agora ele tem a capacidade de manipular o status de sua saúde. E ao se sentir bem com o seu corpo, você desenvolverá um grande senso de auto-estima.