A terapia da luz vermelha ou terapia da luz é uma forma de tratamento que melhora a textura da pele da forma mais rápida, segura e natural. Consiste na exposição à luz do dia ou a determinados comprimentos de onda da luz, incluindo lâmpadas fluorescentes, lasers e lâmpadas dicróicas, usando uma caixa de luz, por um determinado período de tempo. É uma cura eficaz para a acne e ajuda a reduzir as linhas e rugas que são sinais visíveis de envelhecimento. Ele age estimulando o colágeno, que desempenha um papel vital em manter a pele macia e elástica. À medida que o processo de envelhecimento começa, o colágeno é muito esgotado da pele e é isso que a fototerapia visa repor. Também aumenta a circulação, permitindo a pele para construir novos capilares. Por causa dos nutrientes que esses capilares carregam, as células danificadas são substituídas por novas e a pele é rejuvenescida.
A terapia da luz vermelha também pode ser usada para outros fins. A seguir estão algumas maneiras que podem ajudá-lo a utilizar totalmente este tratamento específico:
É eficaz na cura da pele danificada pela exposição excessiva ao sol.
Como ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no corpo, um grande número de doenças causadas pela má circulação diminui muito.
Ao estimular o colágeno, a pele permanece flexível, eliminando as estrias feias. Ele facilita a cicatrização de feridas e diminui cicatrizes. Ele restaura a umidade da pele.
A pesquisa mostra que a terapia da luz é um tratamento eficaz para a depressão e certos transtornos psiquiátricos, que incluem depressão bipolar e depressão pós-parto. Foi estudado que as pessoas que não estão recebendo exposição suficiente à luz do dia correm um risco maior de cair na melancolia. Ao usar a terapia da luz vermelha, eles obtêm a luz necessária, que é muito importante na recuperação desse distúrbio. Tem menos efeitos colaterais do que a medicação regular, mas é igualmente potente.
É usado para aliviar tremores em pacientes que sofrem da doença de Parkinson. Os tiques nervosos faciais também são reduzidos significativamente com o uso desse tipo específico de terapia.
Alivia dores musculares e articulares causadas por artrite, tendinite, etc., e é uma boa alternativa para tomar medicamentos. Movendo a luz para cima e para baixo nas áreas afetadas do corpo permite que os vasos sanguíneos relaxem e o sangue circule livremente, o que reduz a dor em grande medida. Também é uma cura eficaz para dores de cabeça.
Ele limpa os poros entupidos e mata as bactérias produtoras de acne. Eczema, psoríase e outras doenças de pele como manchas e sardas também podem ser tratadas com terapia de luz vermelha.
Efeitos colaterais menores
Mais e mais pessoas estão recorrendo à terapia da luz como um tratamento alternativo para várias doenças. É um procedimento não invasivo, indolor, seguro e com menos efeitos colaterais menores. Grande parte deles relatou resultados positivos após o tratamento. Embora você possa comprar sua própria caixa de luz para uso pessoal em casa, você deve se lembrar que a terapia de luz vermelha ainda é um tratamento médico e deve ser feita sob a supervisão de um profissional médico. Consulte seu médico e descubra qual tratamento específico é mais adequado para sua condição.