"Venha, Sr. Tally Man, me avalie a banana. A luz do dia, venha e eu quero ir para casa." Lembra-se de Harry Belafonte e a canção do Banana Boat? Belafonte, o indiscutível, mas relutante Rei do Calypso, é creditado por popularizar o estilo musical caribenho internacionalmente nos anos 50.
The Banana Boat Song, também conhecida mais popularmente como Day-O, é um dos melhores exemplos gravados da música Calypso. Ele fala de estivadores carregando bananas em barcos no turno da noite. À medida que o dia amanhecia e seu turno terminava, tudo o que queriam era que seu trabalho fosse contado para que pudessem finalmente ir para casa.
Troca de escravos encerrada
A música Calypso, um estilo afro-caribenho, teve suas raízes em Trinidad e Tobago. Os escravos africanos trazidos para as ilhas do Caribe usavam o Calypso como meio de comunicação entre si e como meio de zombar de seus senhores. Como os escravos não tinham permissão para falar uns com os outros, eles cantavam canções como meio de comunicação. Quando o comércio de escravos acabou, os nativos do Caribe continuaram a cantar canções do Calypso para espalhar notícias e fofocas. Foi também seu veículo para expressar seu descontentamento político. Mesmo com a censura dos governantes imperiais, a música Calypso encontrou uma maneira de prosperar e evoluir.
A música calypso faz parte integrante do Carnaval, evento celebrado em diferentes nações caribenhas. Os dois andam de mãos dadas, sendo a música Calypso dançante o pano de fundo do Carnaval. Existem diferentes competições durante o Carnaval, incluindo concursos de fantasias, competições de banda de tambores de aço e eventos de canto Calypso.
Os toureiros espanhóis vestem
Durante o Carnaval, você verá roupas de todos os tipos. O que é diferente na moda Calypso é o uso de babados, babados e mais babados. É semelhante ao traje Rhumba ou ao que os toureiros espanhóis usam durante uma tourada.
As roupas masculinas Calypso incluem uma camisa com babados que é usada preguiçosamente ou desabotoada até certo ponto. As mangas não descem até o pulso. Em vez disso, eles estão cerca de três quartos abaixo. Os babados são menos rígidos a ponto de parecerem caídos. Os babados calypso podem ser semeados em qualquer lugar na roupa - do topo das costuras dos ombros, indo para baixo. Eles também podem ser encontrados no decote. O único requisito é que babados adornem a roupa com destaque. Quando você aluga fantasias Calypso para homens, elas geralmente vêm com calças pretas com babados coloridos na bainha. A camisa geralmente é uma camisa aberta com uma série de babados em camadas para as mangas.
Roupas femininas inspiradas no Calypso também são adornadas com babados. Algumas versões femininas são blusinhas com mangas em forma de sino e muitos babados. Isso é combinado com saias com babados com uma fenda. Pode vir com ou sem turbante ou boné com frutas. Os casais podem alugar roupas com cores combinadas. As fantasias para ambos os sexos são sempre muito coloridas e divertidas.
Roupas ou fantasias calypso definitivamente significam que a festa começou! É provavelmente por isso que a Whirlpool nomeou uma de suas máquinas de lavar Calypso, para fazer a roupa parecer divertida. Se você estiver no Caribe durante a temporada de carnaval e quiser usar uma fantasia de Calypso, verifique com seu hotel e pergunte onde encontrar roupas Calypso. A cidade certamente terá muitas locadoras de fantasias.
Da próxima vez que você for convidado para uma festa com tema caribenho, use uma roupa Calypso! Pegue suas maracas e memorize o Day-O; é hora de colocar seus movimentos Calypso em frente!